Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu já li

O reflexo do espelho

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

27 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação )

Lembro da primeira vez que apresentei para uma criança um livro da Suzy Lee e era “A onda”, um livro só de imagens, aliás, um livro que não precisa mais do que as imagens para contar uma história de uma menina na beira da praia, brincando com as ondas. Eu escolhi esse título para a criança bem pequena, de no máximo três anos. O ambiente em que estávamos na ocasião era um hospital, o menino estava internado e eu levava os livros àquele ambiente todas as quintas-feiras.

Eu já tinha tentado ler para ele nas duas semanas anteriores, sem sucesso. Ele sempre encontrava uma fresta da janela para olhar, ou um fiapo do cobertor solto para desviar o olhar, enfim, fisgar sua atenção não seria tarefa fácil. Então levei Suzy Lee, a autora dos traços mais autênticos que eu conhecia para me ajudar.

À primeira vista, ele me deu o gelo de sempre, imagino que esperando minha leitura enfadonha, mas quando percebeu o livro azul e branco, cuja imagem das ondas em movimento quase saltavam da página, não resistiu mais, e eu, aliás o livro, teve toda a sua atenção. Aquela criança passou quase uma hora com aquele livro no colo, folheando, indo e voltando pelas páginas, absorvendo cada detalhe dos desenhos, passando a mão sobre eles, como se quisesse decorá-lo. Foi aí que eu entendi o potencial dos livros “mudos” e do quanto eu precisava aprender sobre eles com a Suzy.

Quando conheci “Espelho” sua nova obra, lembrei imediatamente do menino absorto nas suas páginas e foi a minha vez de me deixar levar pelo reflexo, como acontece com a personagem.

Ao se deparar com seu reflexo no espelho pela primeira vez uma menina começa uma grande brincadeira consigo mesma. Entre caretas, piruetas e risadas, a explosão de cor e formas no meio da página vai crescendo conforme ela e o leitor mergulham cada vez mais nessa dança da imaginação. Logo, a menina e seu reflexo se tornam um só até mesmo para o leitor. Afinal, o que é a realidade e o que é a imagem mostrada pelo espelho? Já se perguntou? “Espelho” é uma publicação da Companhia das Letrinhas.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.