Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Lua Cheia... de Morango!

Fenômeno pode ser visto na próxima quinta-feira, porém apenas de madrugada

20 de Junho de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Durante esse período, a Lua fica com um tom avermelhado.
Durante esse período, a Lua fica com um tom avermelhado. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Você conhece todas as fases da Lua? Na próxima quinta-feira, dia 24 de junho, poderemos ver um fenômeno conhecido como Lua Cheia de Morango. Neste dia, a Lua estará mais brilhante por volta das 3h40, no horário de Brasília. Considerado um eclipse pré-lunar, o acontecimento ganhou esse nome devido à temporada de colheita de morango na América do Norte. Durante esse período, a Lua fica com um tom avermelhado.

A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. Você sabia disso? E você sabia que o homem já pisou na Lua? O fato impressionou tanto que até hoje tem gente que não acredita. No dia 20 de julho de 1969, a espaçonave norte-americana Apollo 11 realizou um voo espacial tripulado e fez o primeiro pouso na superfície lunar. Com isso, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin foram os primeiros homens a pisar no local. Os dois passaram um total de 21 horas e meia na Lua até retornarem à espaçonave!

Astronauta

Mateus Nobuo Gomi pretende ir para a Lua. - ACERVO PESSOAL
Mateus Nobuo Gomi pretende ir para a Lua. (crédito: ACERVO PESSOAL)

O jovem Mateus Nobuo Gomi, de 5 anos, que está no ensino infantil, também pretender pisar na Lua quando crescer. O pequeno sonha em se tornar um grande astronauta e cientista. “Eu quero visitar a Lua porque lá da Lua dá para ver outros planetas”. Para isso, Mateus precisará viajar de foguete. Que aventura hein? “Vai ser muito legal, a Lua deve ser bem diferente da Terra. Acho que vou gostar. Eu quero flutuar na Lua”, conta, ao dizer que até pretende morar lá por um tempinho. Porém, ele vai sentir saudade da família, já que a Lua fica bem longe da Terra. “E lá não dá para plantar nada, porque não tem terra e nem água”, comenta. (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos