Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Sanhaço-cinzento

20 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: MÁRCIO DE CAMARGO ROSA / COAVES)

Nome popular: Sanhaço-cinzento (sanhaçu-cinzento)
Nome científico: Tangara sayaca (Linnaeus, 1766)

Sabe aquele passarinho que sempre vemos se alimentando do mamão que amadureceu no pé, em nossos quintais ou em alguma área verde? Provavelmente, esse pé está recebendo visitas do Sanhaço-cinzento ou Sanhaço-do-mamoeiro.

Possui coloração cinza-azulada, levemente mais claro por baixo (ventre), com as asas esverdeadas nas pontas. Não possui diferenças aparentes entre macho e fêmea. Os olhos são escuros e o bico apresenta coloração cinza escuro.

É uma ave muito ativa e comum em parque, praças, quintais e nas cidades, podendo ser encontrada em quase todo lugar que seja aberto e com árvores, sempre em casais ou pequenos grupos. Alimenta-se predominantemente de frutos, podendo incluir insetos em sua dieta.

Seu ninho é construído pelo casal, que utiliza pequenas raízes, musgos e pedaços de folha. A fêmea põe de dois a três ovos brancos pintados de marrom, que são incubados (chocados) durante 12 a 14 dias. Os filhotes deixam o ninho quando completam 20 dias de vida.

O Sanhaço gosta de se banhar. É comum observá-lo tomando banho em mangueiras ou em sistemas de irrigação de jardins e gramados.

Faça sua parte: o Sanhaço é um grande frugívoro (consumidor de frutos) e pode ser visto em grande parte das árvores com frutos em nossa cidade.

Você já deve ter observado um mamoeiro em algum lugar que o Sanhaço plantou, por meio da disseminação das sementes pelas fezes. Assim, dê preferência por espécies frutíferas, na hora de plantar uma árvore! Ampliando o “supermercado” das aves, é uma ótima maneira de ajudar o Sanhaço a permanecer alimentado e cantarolando em nossos quintais e praças.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba (Sema).