Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu já li

Uma homenagem a um bioma extraordinário

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

20 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação )

Você sabia que o Brasil é o único país do mundo com nome de árvore? Você sabia que um Tuiuiú pode medir até três metros da ponta de uma asa a outra? Você sabia que o uivo do Macaco Bugio é tão alto que pode ser ouvido numa distância de até três quilômetros? Eu não sabia de nada disso, aprendi no livro “Brasileirinhos do pantanal - Poesia para os bichos de um paraíso”.

O pantanal é a maior superfície alagada do mundo, e em 2020 teve cerca de 30% do seu território devastado por incêndios, colocando em risco de extinção muitos animais. Nesse livro, cada um desses animais é homenageado com um poema. Confesso que se eu precisasse escolher um só deles, não conseguiria, todos são lindos e cheios de significado.

Além dos poemas, somos convidados a conhecer cada um de seus personagens de modo mais profundo, a nossa amiga Capivara, por exemplo, ganhou a sua ficha descritiva.

Maior mamífero roedor

Dona do nome científico Hydrochoerus hydrochaeris, a capivara é o maior mamífero roedor que existe: chega a medir 1,20 metros de comprimento, 60 centímetros de altura e pesa mais de 90 quilos. Adora lagos, rios e pântanos. Seu nome é uma palavra de origem tupi (kapi’wara), que significa “comedor de capim”. É um animal muito calmo e manso, que vive em grupos que variam entre oito e 40 indivíduos. Os filhotes já nascem com os pelos e dentição permanente.

Os autores Lalau e Laurabeatriz se conhecem há mais de 25 anos. Já fizeram mais de 60 livros e juntos encontraram, no início dos anos 2000, um assunto que quase ninguém explorava e do qual pouco se sabia: a fauna e flora brasileiros. Pesquisaram tanto e publicaram tanto sobre o assunto, que são hoje a dupla de autores da literatura infantojuvenil que mais conhece nossa biodiversidade.

“Brasileirinhos do pantanal - Poesia para os bichos de um paraíso”, publicado pela Companhia das Letrinhas, é dedicado aos “bombeiros, brigadistas, voluntários e outros guardiões do pantanal” merecidamente heróis da natureza.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.