Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

João-de-barro

13 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ele é conhecido por ser umas das aves engenheiras do mundo animal, que faz sua própria casa (ninho).
Ele é conhecido por ser umas das aves engenheiras do mundo animal, que faz sua própria casa (ninho). (Crédito: GISELE TABOADA DA SILVA/COAVES / ALEXANDRE G. FRANCHIN / COAVES)

Nome popular: João-de-barro
Nome científico: Furnarius rufus (Gmelin, 1788)

O João-de-barro é uma das aves mais populares do Brasil. Foi eternizado na canção da dupla Tonico e Tinoco, que dizia: “O João-de-barro, pra ser feliz como eu, certo dia resolveu arranjar uma companheira...”. É bem provável que já tenha visto esse nosso amiguinho por aí. Se não o viu, certamente avistou seu ninho.

Ele é conhecido por ser umas das aves engenheiras do mundo animal, que faz sua própria casa (ninho), a qual tem o formato de um forno de barro, o que explica seu nome científico, Furnarius, que quer dizer forno, além de rufus, que é barro. Podemos facilmente observá-lo, pois quase nunca se afasta do seu território e permite que o observador chegue bem perto.

Não há diferença entre macho e fêmea. Possui, aproximadamente, 20 centímetros e pesa cerca de 50 gramas. Apresenta as costas (dorso) marrom avermelhada, uma discreta sobrancelha, as asas com as pontas anegradas, o ventre (barriga e peito) de coloração marrom clara e a garganta branca. Já a cauda tem cor ferrugem, tanto por baixo, quanto por cima.

Alimenta-se de invertebrados, principalmente insetos, como cupins, formigas e larvas de besouros, mas também pode comer minhocas e, ocasionalmente, sementes. Outra coisa legal é que o casal canta em dueto (junto)! O canto assemelha-se a uma gargalhada, e é emitido em tom alto e forte, geralmente batendo as asas, onde cada um canta uma parte, um mais grave e outro mais agudo, iniciando em momentos diferentes e terminando o canto juntos.

Eles também constroem o ninho juntos, como se fosse uma casinha, com uma entrada e um quarto lateral, que geralmente leva em torno de 18 dias para ficar pronta. O casal vai juntando o barro com o bico e mistura com outros materiais, como a palha e, até mesmo, fezes de outros animais, criando uma massa para fazer o ninho, como um verdadeiro pedreiro da natureza. A fêmea põe de três a quatro ovos, demorando entre 14 ou 18 dias para o filhote nascer. Após ser abandonado, o ninho pode ser usado por outras espécies de aves, como canário, pardal, pássaro-preto e tuim.

Outro detalhe é que o João-de-barro não usa sempre o mesmo ninho e acaba construindo outros. E, às vezes, pode fazer um em cima do outro, parecendo até um apartamento ou um condomínio. Esses ninhos podem ser construídos em diversos lugares, como em galhos de árvores, cercas de madeiras e postes elétricos.

Existem várias lendas e histórias que envolvem essa ave. Uma delas é sobre um homem chamado João, que era muito bondoso e fazia casas de barro para todos, sem cobrar nada. Um dia, Deus achou melhor ele ir descansar ao seu lado. Todos choraram pela perda do João e, para consolá-los, Deus criou a nossa ave: João-de-barro.

Faça sua parte

Algumas aves podem causar problemas na rede elétrica por construírem seus ninhos em poste de luz. O João-de-barro é uma delas! Você pode ajudar essa e outras espécies, preservando as áreas verdes e plantando árvores em seu jardim e quintal. Assim, você aumenta a quantidade de locais para abrigar os ninhos e o João-de-barro pode evitar fazê-los na rede elétrica.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba (Sema)