Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Socó-dorminhoco

Há diferenças entre a ave adulta e a ave jovem: a cor

06 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ave adulta.
Ave adulta. (Crédito: ALEXANDRE G. FRANCHIN / COAVES)

Nome comum: Socó-dorminhoco, Garça-da-noite ou Savacu
Nome científico: Nycticorax nycticorax (Linnaeus, 1758)

Você sabia que o Socó-dorminhoco tem esse nome porque é uma garça com atividade noturna? É comum, durante o dia, encontrá-las pousadas e descansando em galhos de árvores.

A ave possui cerca de 60 centímetros de comprimento, pernas grossas, olhos grandes e vermelhos (parece que estamos descrevendo o lobo mau, não é mesmo?). Ela ainda apresenta o bico, o topo da cabeça e as costas na cor negra, as asas cinzentas e a testa, as partes inferiores e as penas da nuca na cor branca.

Há diferenças entre a ave adulta e a ave jovem. A cor delas é totalmente diferente! O exemplar jovem é pardo uniforme, com partes inferiores e costas (dorso) estriadas, olhos vermelhos e pernas amarelo-esverdeadas.

Ave jovem. - LETÍCIA SANTOS DE SOUZA / COAVES
Ave jovem. (crédito: LETÍCIA SANTOS DE SOUZA / COAVES)

O Socó-dorminhoco é uma ave cosmopolita, ou seja, ocorre em todo o mundo. Pode ser encontrado à beira de lagos, rios e baías e alimenta-se de peixes, anfíbios, crustáceos, insetos, pequenos répteis e filhotes de outras aves.

Para ela dormir, mantém o bico verticalmente para baixo, de encontro ao peito sob a plumagem, que a esconde completamente.

O período de reprodução ocorre entre setembro e janeiro. Geralmente, faz o ninho grande, com gravetos, construídos entre um e sete metros de altura, em colônias mistas, ou seja, junto com outras espécies de garças. Chocam seus ovos esverdeados ou verde-azulados, entre 21 e 24 dias. Os filhotes permanecem entre 30 e 50 dias no ninho, quando são cuidados, tanto pelo pai, quanto pela mãe.

Faça sua parte

O Socó-dorminhoco pode ser um bom indicador de qualidade da água, já que se alimenta, principalmente, de outros animais aquáticos (como os peixes, por exemplo). Isso significa então que, para sobreviver, precisa de nossa ajuda para manter limpos os lagos, os córregos e os rios da nossa cidade.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba (Sema).

Galeria

Confira a galeria de fotos