Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Guaxinim tem ‘olheiras’ e vive à noite

06 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Esse mamífero possui uma máscara preta ao redor dos olhos.
Esse mamífero possui uma máscara preta ao redor dos olhos. (Crédito: DIVULGAÇÃO / PESM-SP)

O guaxinim (Procyon cancrivorus) vive no Brasil, habitando a Amazônia, Pantanal, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Campos Sulinos. É encontrado também na Costa Rica oriental, Paraguai, Uruguai e no norte da Argentina.

Espécie de médio porte e corpo curvado no dorso, pesa entre três e sete quilos, com corpo entre 40 e 100 centímetros e cauda variando entre 20 a 42 centímetros de comprimento. Os machos são maiores do que as fêmeas.

Possui cabeça grande, orelhas pequenas e pontiagudas, focinho reduzido, patas traseiras mais desenvolvidas que as dianteiras, mãos desprovidas de pelos e dedos largos muito separados. Possui uma máscara preta ao redor dos olhos. A pelagem é densa e sua coloração varia de marrom-escura a grisalha. As patas são de coloração negra e a cauda possui vários anéis escuros.

Tem hábitos solitários, sendo eventualmente encontrado em pares compostos por mãe e filhote. Sua atividade é predominantemente noturna e podendo ser observado raras vezes em cima de árvores. Pode emitir uma variedade de potentes vocalizações agudas e ásperas, que pode ser ouvida de grandes distâncias. A sua curiosidade mais marcante é o fato desses indivíduos lavarem sua alimentação antes de ingeri-la. (Da Redação, com informações do Zoo-DF)