Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

A Mata Atlântica faz parte da vida de todo sorocabano

O Zoológico Quinzinho de Barros é um dos maiores símbolos da preservação desse importante bioma

30 de Maio de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Os ameaçados mico-leão-dourado e o muriqui-do-sul são exclusivos desse bioma.
Os ameaçados mico-leão-dourado e o muriqui-do-sul são exclusivos desse bioma. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (19/5/2021))

Que o meio ambiente e as florestas são muito importantes para a sobrevivência na Terra todo mundo já sabe. Certo? Mas você conhece todos os biomas que formam a natureza? Cada bioma é definido por um tipo principal de vegetação e também por possuir animais típicos. Um dos biomas presentes no Brasil é a Mata Atlântica. Já ouviu falar dela? A Mata Atlântica é rica em biodiversidade e possui centenas de espécies de animais, plantas e árvores. A parte mais interessante é que é possível ver de perto muitas dessas espécies aqui em Sorocaba. Que demais, não é mesmo?

Na última quinta-feira (27), foi celebrado o Dia Nacional da Mata Atlântica. A cidade de Sorocaba está localizada em uma área de transição entre o bioma Mata Atlântica e o bioma Cerrado. Apesar de muitas pessoas não saberem, a Mata Atlântica faz parte da vida de todo sorocabano. No meio da cidade, existe um fragmento de floresta de Mata Atlântica, que fica no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. São mais de 40 mil metros quadrados de mata preservada, situados atrás do lago. Isso equivale a quase seis campos de futebol iguais aos do Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC). Uma área bem grande, não é?

Dentro da área do "Quinzinho" estão protegidos mais de 40 mil metros quadrados de mata atlântica. - FÁBIO ROGÉRIO (19/5/2021)
Dentro da área do "Quinzinho" estão protegidos mais de 40 mil metros quadrados de mata atlântica. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (19/5/2021))

Além da grande área de mata, no zoo é possível ver de perto várias espécies de animais que são característicos da Mata Atlântica, como anta, veado, onça-pintada, lontra, jabuti, jararaca, sapo-cururu, biguá e carcará. Todos eles vivem neste bioma. E não podemos esquecer dos animais considerados endêmicos, aqueles que só existem em um bioma. No parque há duas espécies exclusivas da Mata Atlântica: o mico-leão-dourado e o muriqui-do-sul, que infelizmente estão ameaçados de extinção.

Para aprender um pouco mais sobre esse bioma, celebrado no dia 27 de maio, a equipe do Cruzeirinho foi até o zoológico para conversar com a educadora ambiental Peônia Brito de Moraes Pereira. Lá, descobrimos várias curiosidades sobre a Mata Atlântica. Você sabia que essa é uma das áreas mais ricas em biodiversidade? Esse bioma possui uma grande quantidade e variedade de espécies vegetais e animais. Segundo Peônia, existem mais de 1 milhão e 600 mil espécies de animais, incluindo insetos, no bioma. São mais de 300 mamíferos, 1.000 aves e 20 mil espécies de plantas, árvores e arbustos. Não é atoa que essa mata é rica em biodiversidade.

A educadora ambiental Peônia Brito de Moraes Pereira. - FÁBIO ROGÉRIO (19/5/2021)
A educadora ambiental Peônia Brito de Moraes Pereira. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (19/5/2021))

Por outro lado, conta a educadora ambiental, a Mata Atlântica é uma das florestas mais ameaçadas do planeta. De toda a área contemplada com esse bioma, só restaram 12% de seu território. Segundo Peônia, o desmatamento da Mata Atlântica ocorre há cerca de 500 anos, desde a chegada dos portugueses ao Brasil. “Uma das principais ameaças é o crescimento das cidades”, ressalta.

E para reverter esse cenário, esse bioma, assim como todos os outros, precisa ser preservado. Isso porque a Mata Atlântica, explica Peônia, nos fornece água e muitos alimentos, além de ajudar a manter a umidade do ar e melhorar a qualidade de vida. “Sempre quando temos árvores e florestas, o clima fica mais fresco e agradável”, frisa. Para preservar o meio ambiente, a educadora ambiental diz ser preciso ter alguns cuidados no dia a dia, como economizar água e energia, reciclar embalagens, consumir alimentos orgânicos, reduzir o consumo de bens materiais e denunciar atividades ilegais, incluindo caça e queimadas.

Contato próximo

Os irmãos Diogo Henrique de Lima Florentino, de 9 anos, e Melissa de Lima Florentino, de 5 anos, vieram de Iperó para ver os animais do zoo e ficaram encantados ao saber que toda a área atrás do lago é de Mata Atlântica. Os dois avaliam ser muito importante ter áreas de mata nas cidades, inclusive nos ambientes urbanos, principalmente por conta dos animais. “É legal ter bastante verde. Sem isso, eles ficam sem vida. A natureza é importante para os bichos não morrerem”, reforçam ao dizer que não podemos jogar lixo nos rios e nas florestas.

A Maria Luiza Tavares Neres, de 5 anos, concorda. Apaixonada pelo meio ambiente e pelos animais, a pequena diz que a natureza é fundamental para a vida na terra. “Para a gente ter comida e água. Para os bichos também é importante, porque com a natureza eles não passam fome e nem sede”. A Beatriz Pillon, de 6 anos, que adora passear pelo zoo, também acredita ser importante preservar o meio ambiente. “Respirar ar puro é muito bom. Eu adoro brincar ao ar livre. A natureza faz parte da minha vida. Por isso que a gente precisa cuidar dela”, destaca ao dizer que quem desmata o meio ambiente deveria ir para a prisão. E você, o que faz para preservar a natureza? (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos