Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Cambacica

30 de Maio de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A Cambacica vive visitando flores em quintais e jardins.
A Cambacica vive visitando flores em quintais e jardins. (Crédito: MÁRCIO DE CAMARGO ROSA / COAVES)

Nome comum: Cambacica
Nome científico: Coereba flaveola (Linnaeus, 1758)

Você já viu um passarinho muito parecido com o Bem-te-vi fazendo acrobacias para se pendurar em flores ou bebedouros de Beija-flores para se alimentar? É a Cambacica!

A ave possui cerca de 11 centímetros de comprimento, o bico levemente curvado, as costas (dorso) escura e a sobrancelha e a garganta brancas, fazendo com que tenha uma espécie de máscara da mesma cor da coroa (topo da cabeça). Além disso, tem o pescoço cinza e as partes inferiores (barriga e peito) na cor amarelo vivo.

Pode ser encontrada em todo o Brasil em uma grande variedade de ambientes abertos e semiabertos. Além de se alimentar de néctar, pode incluir na sua dieta frutos e pequenos insetos. Essa ave, inclusive, possui uma estratégia interessante para consumir frutos grandes e suculentos, aproveitando-se de bicadas ou mordidas em frutos maduros, feitas por outros animais.

Ela faz seu ninho, geralmente, em arbustos entre os galhos, de forma oval, feito com palha, folhas e teias de aranha. Põe ovos brancos com marcas marrons no centro do ninho. O período de incubação é de 12 a 13 dias e os filhotes saem do ninho 18 dias após o nascimento.

Faça sua parte

A Cambacica adora néctar! Vive visitando flores nos quintais e jardins da nossa cidade. Podemos ajudá-la a se manter próximo aos nossos lares e garantir que seja uma verdadeira sorocabana. Para isso, podemos plantar árvores com flores que ofereçam néctar para ela. O que acha de nos ajudar e começar plantando uma árvore?

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba (Sema)