Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Sociáveis, hipopótamos vivem em grupos

30 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Herbívoros semi-aquáticos, habitam lagos rasos, rios e pântanos.
Herbívoros semi-aquáticos, habitam lagos rasos, rios e pântanos. (Crédito: DIVULGAÇÃO / ZOO-DF)

Os hipopótamos (Hippopotamus amphibius) são animais muito sociáveis, que vivem em grupos que podem chegar a ter 100 indivíduos. Eles levam uma vida sedentária, descansando a maior parte do dia, saindo no período crepuscular apenas para se alimentar. Por não possuírem glândulas sudoríparas e sua pele ser muito fina e sensível ao sol, possuem glândulas que secretam uma camada oleosa espessa de fluido pigmentado vermelho. Durante anos, se pensou que este fluido era uma mistura de sangue e suor.

Mamíferos herbívoros semi-aquáticos, habitam lagos rasos, rios e pântanos. O corpo de um hipopótamo mede entre dois e cinco metros de comprimento e de 1,5 metro a 1,65 metro de altura, podendo pesar entre 1,5 e 4,5 toneladas. Os machos são mais pesados e maiores do que as fêmeas. A coloração da pele desta espécie varia entre o cinza e ardósia roxo, sendo que em volta dos olhos a cor é do rosa ao castanho. Seu corpo é coberto por uma quantidade escassa de cabelos finos, com exceção de cerdas grossas, como as localizadas em sua cabeça e cauda.

Da gestação de 235 dias, nasce apenas um filhote. A dominância é estabelecida entre os machos em forma de boca bem aberta, rugidos e banhos de estrume. Os machos adultos são intolerantes aos jovens que tentam desafiá-los.

Naturais da África, são encontrados na Angola, Benin, norte do Botswana, Burkina Faso, Burundi, Camarões, República Centro Africana, sul do Chade, Costa do Marfim, no norte da Eritréia, Etiópia, Guiné Equatorial, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Quênia e Libéria. (Da Redação, com informações do Zoo-DF)