Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Desenhos podem ensinar lições de finanças para crianças

23 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Tio Patinhas foi criado em 1947 pelo cartunista Carl Barks e suas histórias têm lições valiosas.
Tio Patinhas foi criado em 1947 pelo cartunista Carl Barks e suas histórias têm lições valiosas. (Crédito: REPRODUÇÃO)

“Nerd” declarado, o empresário e contador André Charone desde pequeno procurou encontrar similaridades entre os quadrinhos com a profissão de contabilidade, a qual já sabia que iria seguir carreira. Com formação internacional em Empreendedorismo em Economias Emergentes pela Universidade de Harvard (EUA), ele conta que alguns desenhos, como Tio Patinhas, lhe trouxeram lições valiosas para criar um pensamento mais crítico sobre questões financeiras.

O personagem Tio Patinhas foi criado em 1947 pelo cartunista Carl Barks, inspirado no avarento Ebenezer Scrooge, do livro “Conto de Natal” de Charles Dickens. Com o tempo, o personagem foi ganhando mais importância e suas histórias trazem lições valiosas sobre finanças para as crianças:

Passado humilde, futuro brilhante - Patinhas nasceu em família pobre na Escócia, o que lhe ensinou o valor do trabalho suado e honesto. Aprendeu desde cedo a empreender e utilizar o seu dinheiro de forma esperta.

Trabalho inteligente - Fuja de fórmulas mágicas para enriquecimento rápido. O segredo para o sucesso é trabalhar de forma inteligente.

Não deixe que tirem o seu foco - Durante a sua vida, você vai encontrar muitas pessoas querendo te desviar dos seus objetivos ou querendo desacreditar as suas ideias. Mantenha sempre seu foco.

Trace metas e objetivos claros - Planejar é essencial para se alcançar o sucesso. Desde cedo, tio Patinas tinha em mente a vontade de ir à américa para empreender e construir seu império. Através de trabalho árduo e inteligente, fazendo o seu dinheiro trabalhar por ele, Patinhas alcançou seu objetivo.

Tenha resiliência - Na vida, muitas coisas não saem como planejamos. Isso também é verdade com as nossas finanças. É preciso ter coragem e resiliência para persistir e começar do zero quantas vezes for necessário.

Invista em ativos - Nos quadrinhos, Tio Patinhas é comumente visto como alguém avarento. No entanto, embora deteste gastar com besteiras, ele possui um variado portifólio de investimentos, que inclui ações, ouro, antiguidades e obras de arte. Invista também em ativos que tendem a valorizar com o tempo e você fará o seu capital trabalhar por você.

Dinheiro é bom, mas não é tudo - Apesar de nunca ter casado ou tido filhos, Tio Patinhas sempre foi apegado à família, o que mostra como é possível ser ganancioso (no melhor sentido da palavra) sem deixar de lado o que realmente importa: as pessoas que amamos. (Da Redação)