Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Sorocabana de 8 anos representa o Brasil em concurso de bateria

Beatriz da Silva Ferreira faz sucesso na internet e já participou de vários programas na televisão

23 de Maio de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Talento da garota deixou Danilo Gentili (SBT) impressionado.
Talento da garota deixou Danilo Gentili (SBT) impressionado. (Crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Existe idade certa para aprender a tocar um instrumento musical? Com certeza não. É o que a sorocabana Beatriz da Silva Ferreira ensina ao compartilhar vídeos tocando bateria nas redes sociais. Com apenas 8 anos, a pequena faz sucesso na internet e já participou de vários programas na TV. Bacana, né? E tem mais. Nas últimas semanas, a menina representou o Brasil no concurso feminino internacional de bateria, chamado “Hit Like a Girl”, que em português significa “toque como uma garota”. Foram mais de 70 competidoras inscritas. Entre as 27 finalistas, Bibi na batera, como é conhecida, conquistou o 4º lugar na categoria mirim.

Durante a competição, que foi realizada de forma virtual, as participantes, incluindo Bibi, gravavam vídeos tocando uma música na bateria. A cada semana ocorria votação para eleger as três melhores bateristas. Bibi ficou em terceiro lugar na penúltima semana da disputa. E apesar de não ter conquistado o grande prêmio na final, a sorocabana ficou muito feliz com o resultado. “Eu achei muito legal participar, mesmo não ficando em primeiro lugar. Muitas pessoas votaram em mim. Recebi muitos elogios e mensagens de pessoas do mundo todo”, comemora.

Apresentação no Caldeirão do Huck (Globo) rendeu prêmio. - ARQUIVO PESSOAL
Apresentação no Caldeirão do Huck (Globo) rendeu prêmio. (crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Matriculada no 3º ano do Ensino Fundamental 1 no Colégio Expande, Bibi nunca tinha imaginado que um dia participaria de um concurso de bateria para meninas. “Foi bem competitivo e emocionante. Representei o Brasil no mundo”. Para a pequena baterista, que já tem vários patrocinadores, sua participação na competição foi enriquecedora. Bibi conta que aprendeu muito com as outras participantes, como novas técnicas e ritmos musicais. “Eu vou treinar bastante para ficar em primeiro lugar no próximo ano”, frisa ao agradecer todas as pessoas que a incentivaram a participar do concurso, incluindo sua família.

A paixão de Bibi pela bateria surgiu aos 4 anos, quando a menina foi com os pais a um evento musical em Votorantim. E quando viu uma banca feminina tocando no palco, ela ficou encantada pela bateria. Até que a baterista a convidou para dar os primeiros toques em uma batera. “Eu fiz amizade com ela”, lembra. Depois que conheceu o instrumento, Bibi pediu para os seus pais para fazer aulas. “Do nada entrou uma coisa no meu cérebro e falou: ‘você tem que tocar bateria porque você vai ficar famosa’. E eu gostei quando comecei a fazer aulas. É um pouco difícil. Eu pensei que iria virar uma super star, uma super estrela do rock”.

No palco da Hora do Faro, na Record. - ARQUIVO PESSOAL
No palco da Hora do Faro, na Record. (crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Em poucas semanas, a pequena já estava tocando. “A minha primeira bateria foi de baldes e panelas, toquei com as colheres de plástico. Depois ganhei uma bateria de verdade e fazia shows na garagem de casa. Eu ficava muito feliz quando o pessoal ia me assistir”, lembra. A pequena começou a ficar famosa na internet depois que o pai passou a compartilhar seus vídeos tocando bateria no perfil do Instagram @bibinabatera. “Eu já toquei com o Raimundos duas vezes e outros bateristas”, ressalta.

Desde então, a sorocabana vem aprimorando seus conhecimentos nas aulas de bateria. Hoje, em seu repertório, Bibi acumula 76 músicas, de diferentes ritmos e estilos, incluindo as clássicas do rock and roll, um dos gêneros musicais preferidos da menina. “Eu toco de tudo. Tem que treinar bastante para ficar craque, tem que se dedicar. Eu já estou há 4 anos na bateria”, conta ao dizer que vai continuar se empenhando.

Bibi participou também do Programa Silvio Santos, no SBT. - ARQUIVO PESSOAL
Bibi participou também do Programa Silvio Santos, no SBT. (crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Mais do que um hobby, Bibi quer seguir carreira na música, até quando crescer. “Eu quero ser a melhor baterista do mundo. A bateria hoje em dia é o instrumento muito especial para mim, eu quero evoluir muito mais”, compartilha. E desde pequena a menina tem estudado para realizar esse sonho. Tanto é que a sorocabana passa cerca de duas horas por dia tocando o instrumento e aprendendo novas técnicas. “Eu gosto de ficar na bateria, eu sinto alegria quando estou tocando. Eu me divirto muito na bateria, recarrego as minhas energias”.

Com Canisso, baixista dos Raimundos. - ARQUIVO PESSOAL
Com Canisso, baixista dos Raimundos. (crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Ao longo de sua carreira, que está só começando, Bibi segue inspirando pessoas, sejam crianças ou adultos, a aprender a tocar um instrumento. “Tem muita gente se inspirando em mim. Eu fico feliz, acho muito legal”. E, quando tem a oportunidade, a sorocabana incentiva as pessoas a seguirem seus desejos. “Eu falo para as pessoas acreditarem nelas mesmas, porque elas podem conseguir se elas quiserem. Não pode desistir dos sonhos, tem que acreditar e se esforçar para conseguir realizar”, finaliza. (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos