Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Gato-palheiro também vive nos pampas

23 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Ele possui pelagem longa que varia do cinza ao avermelhado.
Ele possui pelagem longa que varia do cinza ao avermelhado. (Crédito: DANIEL ALVES / FUNDAÇÃO ZOO-BH)

O Gato-palheiro (Leopardus colocolo) é um dos menores felinos do mundo, com o corpo medindo de 60 a 100 centímetros e pesando até 3,5 kg. Assemelha-se ao gato doméstico (Felis catus), possuindo uma pelagem longa com coloração que varia do cinza ao avermelhado. Possui um padrão de manchas que torna-se mais visível próximo ao ventre e nas patas.

Vive no Brasil, sendo encontrada nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. A espécie é conhecida mundialmente como “Gato dos Pampas” e também ocorre no Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Paraguai. Após a gestação de 80 dias, a fêmea dá à luz, em média, a dois filhotes.

No passado, a espécie foi intensamente caçada por sua pele, com registro de mais de 78.000 capturados apenas na Argentina. Atualmente, o gato-palheiro é protegido, mas ainda sofre com a destruição do habitat e caça ilegal. De forma similar à onça-pintada (Panthera onca), também existem registros de gatos-palheiros melânicos, com a pelagem inteiramente preta. (Da Redação, com informações do Zoo-DF)