Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu já li

Uma monstra para as ‘crionças’

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

23 de Maio de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Livro
Livro "Eu sou a monstra". (Crédito: Divulgação)

Hilda Hist foi uma grande escritora, recebeu os maiores prêmios literários do Brasil e dedicou 50 anos de sua vida a fabular suas histórias. Ela não convivia muito com crianças, inclusive as chamava de “crionças”. A única criança que esteve próximo dela ao longo de sua vida foi Daniel Fuentes, filho do artista plástico Jose Luis Mora Fuentes, considerado por Hilda seu “irmão de alma”.

E foi para Daniel que a autora escreveu seu único poema infantil, o “Eu sou a monstra”. Agora, a autora poderá falar com muitas outras crianças, ao ser publicada pela primeira vez em livro ilustrado.

O poema brinca com os significados das coisas, e apresenta uma personagem em busca a própria identidade. Com uma linguagem repleta de humor a autora abre caminhos para o leitor interpretar de múltiplas maneiras os seus passeios por temas como identidade, amizade e amor. Como ela mesmo escreveu um dia: “Invento amor como as crianças inventam a alegria”.

As ilustrações fortes e vibrantes são de autoria da artista mexicana Ixchel Estrada e se completam na energia do texto, que chama quem lê a criar outras analogias engraçadas: “Sou comprida e fina. Um arame ou lombriga?”

Uma inspiração para criar poesia e transformar o sentido das coisas, algo tão comum ao universo infantil. A monstra se transforma no que bem entender, até em livro. “Eu sou a monstra” é publicado pela Editora Companhia das Letrinhas.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.