Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Educação ambiental faz com que as crianças se conectem com a natureza

Observar, investigar, vasculhar, desbravar e se aventurar no meio ambiente: tudo é aprendizado

16 de Maio de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
O Pedro Vieira Gondim, de 5 anos, vê a natureza como uma grande diversão.
O Pedro Vieira Gondim, de 5 anos, vê a natureza como uma grande diversão. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (11/5/2021))

Brincar na terra, pisar na grama, encontrar pedrinhas, pegar flores. Sabe o que todas essas atividades têm em comum? Elas estão ligadas à natureza. Você pode não perceber, mas constantemente estamos em contato com o meio ambiente. Afinal, a natureza está em toda a nossa volta, só precisamos observar. Água, terra, grama, árvores, flores, folhas, todos esses elementos são naturais. Quais deles você encontra em seu caminho? Desde pequenas, as crianças estão conectadas com a natureza. É por esse motivo que elas precisam estar em contato com o meio ambiente e aprender sobre a educação ambiental.

Mas conectar-se com a natureza não é só frequentar ambientes ao ar livre, como parques e praças. Mais do que isso, as crianças precisam observar, investigar, vasculhar, desbravar e se aventurar no meio ambiente. E isso se torna possível quando mantemos contato com elementos naturais. É o que explica a professora e gestora de Desenvolvimento Educacional, Vanessa Marconato Negrão, que desde 2016 desenvolve o projeto “Inventários da natureza”. Isso porque, segundo a professora, simples galhos, folhas e flores podem ganhar outro significado nas mãos de uma criança.

Com um pouco de imaginação e criatividade, flores se tornam comidinhas, um graveto pode ser uma varinha mágica e a mistura de água e terra dá origem ao barro, que se transforma em vários brinquedos. Olha que divertido. E tem mais. Segundo Vanessa, todo mundo precisa da natureza, principalmente as crianças. “A essência da criança é ligada à natureza. Acredito que quando a criança cria esse contato mais estreito com a natureza, ela muda a forma como vê o mundo. Ela começa a reparar nas coisas, nas formas, texturas, olhando a natureza como obra de arte. Ela entende que é parte do mundo e que tudo o que fizer vai reverberar”.

Emilly Mendes da Silva, 4 anos. - CORTESIA
Emilly Mendes da Silva, 4 anos. (crédito: CORTESIA)

Pensando nisso, a equipe do Centro de Educação Infantil 53 -- Dr. Benjamin Felippe Grizzi, no Jardim Maria Antônia Prado, em Sorocaba, elaborou atividades não presenciais para as crianças criarem desenhos usando elementos naturais. A Ana Vitória Baraldi, de 4 anos, fez uma linda árvore usando folhas verdes e um pequeno graveto. “Eu achei na minha casa, tenho um monte de plantas aqui. Fiz o desenho e depois colei no papel. Ficou bonito”, conta ao dizer que mandou uma foto para a professora. Apaixonada pela natureza, Ana Vitória encontrou os elementos naturais em casa. “Foi divertida essa atividade da escola. Eu gostei muito de fazer. Eu acho a natureza bonita, porque ela é toda verde. A gente tem que cuidar dela”.

Ana Vitória Baraldi, de 4 anos - CORTESIA
Ana Vitória Baraldi, de 4 anos (crédito: CORTESIA)

A Emilly Mendes da Silva, de 4 anos, ficou encantada com o resultado da atividade. Junto com o graveto e as folhas verdes, a pequena usou canetinhas coloridas para fazer sua obra de arte. “Eu desenhei uma menininha de folha e escrevi Emily. Desenhei a mãozinha de folha e fiz o corpinho com um graveto. Meu desenho ficou lindo”. A pequena usou as folhas das plantas que tem em casa. “Eu gostei de fazer essa atividade”. Emily adora observar os elementos da natureza, incluindo as árvores e as flores. “Eu gosto de cuidar das minhas plantas”.

Um lugar seguro para brincar

O contato com a natureza é tão importante para as crianças que muitas escolas estão criando espaços para promover a educação ambiental. É o caso da Escola Portal, que projetou um lugar para os alunos brincarem com segurança na natureza. Na Toca da Raposa, como o espaço é chamado, os estudantes têm acesso a terra, grama, pedras, árvores, brinquedos educativos, casa na árvore, escalada, tirolesa e até um mini lago, com peixes e tartarugas. Pelo menos uma vez por semana os alunos da educação infantil trocam a sala de aula pelo espaço ao ar livre.

Com muito verde e ar puro, a diversão é garantida na Toca da Raposa. Lá, as crianças usam e abusam da imaginação para se divertir enquanto sobem em árvores, escalam pedras, colhem frutos direto do pé, cavam buracos, brincam no barro e ouvem o barulho dos pássaros. Quantas experiências incríveis podemos viver na natureza? Muitas! É o que diz a Bella Pabovani de Carvalho Maia, de 6 anos, que adora passar o dia brincando e aprendendo na natureza. Matriculada no 1º ano do Ensino Fundamental 1 da Escola Portal, a pequena classifica a Toca da Raposa como o seu lugar preferido.

Bella Pabovani, 6 anos, gosta de correr, brincar na terra e subir nas árvores. - FÁBIO ROGÉRIO (11/5/2021)
Bella Pabovani, 6 anos, gosta de correr, brincar na terra e subir nas árvores. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (11/5/2021))

Cheia de energia, Bella gosta de correr, brincar na terra, fazer barro, pular corda, balançar nos pneus e subir nas árvores e nas pedras do espaço. “São tantas coisas que podemos fazer. Na sala de aula não posso fazer tudo que faço aqui”, ressalta. A pequena vê o lugar como um espaço para se aventurar e experimentar coisas diferentes com seus amigos. “Eu gosto de ver e observar a natureza, colocar a mão na terra. Eu já achei até minhoca. Fico muito feliz aqui. Na sala de aula não tem toda essa natureza”, relata ao dizer que é muito diferente estudar ao ar livre. “Prefiro estudar aqui”, afirma.

O Pedro Vieira Gondim, de 5 anos, que está na educação infantil, concorda ao dizer que é possível brincar com várias coisas no espaço. Inclusive, o pequeno diz que nem precisa de brinquedos, já que dá para se divertir só com a natureza. Isso porque, segundo ele, é possível criar os próprios brinquedos usando elementos naturais e a imaginação. “Se você pegar barro, fazer uma bolinha e colocar um graveto, parece um martelo. Eu uso flores para colocar na comidinha de barro. Dá para fazer até carrinho de barro, mas tem que por a mão na terra”.

Curioso e explorador, Pedro gosta de encontrar coisas diferentes na natureza. Olha que divertido: enquanto conversava com a equipe do Cruzeirinho, o menino vasculhava a terra à procura de pedrinhas. E quando encontrava uma bem pequenina, logo guardava no bolso, com todo o cuidado. O objetivo? Levar para casa para dar para a vovó. Pedro adora brincar na natureza, inclusive fora da escola. “É a melhor coisa que tem para fazer. É muito importante manter contato com o meio ambiente, porque dá para aprender muitas coisas”, reforça. E você, gosta de brincar na natureza? (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos