Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Periquitão-maracanã ou Maritaca

16 de Maio de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Eles vivem em bandos e aparecem de manhã para dizer
Eles vivem em bandos e aparecem de manhã para dizer "bom dia". (Crédito: MURILO LARA DE OLIVEIRA / COAVES)

Nome popular: Periquitão-maracanã ou Maritaca
Nome científico: Psittacara leucophthalmus (Statius Muller, 1776)

Você, provavelmente, já viu uma ave que vive voando em bandos, cantando bem alto, aparecendo de manhã para dizer “bom dia” ou, à tarde, indicando o finalzinho do dia. Ela é conhecida como periquitão-maracanã e também como maritaca e é facilmente reconhecida por suas penas na cor verde vivo, salpicadas com algumas penas vermelhas na cabeça, no pescoço e na face.

Além dessas características, o periquitão-maracanã possui cerca de 30 centímetros e seu peso varia entre 140 e 170 gramas. Voa em bandos, de cinco a 40 aves, e dormem todas juntas, em um local chamado “dormitório coletivo”, com a presença de muitas árvores para se abrigarem e ficarem protegidas de outros animais. Podem ser encontrados em bordas de matas, assim como também em áreas abertas, incluindo parques, praças, jardins e quintais das cidades.

O periquitão-maracanã possui um bico forte, estreito e curvado na extremidade, com as laterais bastante afiadas. Dessa forma, podem se alimentar de sementes, brotos, flores e folhas, e são atraídos por árvores frutíferas, como mangueiras, goiabeiras, laranjeiras, mamoeiros e bananeiras.

Por conta disso, a espécie tem um importante papel ecológico na dispersão de sementes. Através do seu cocô ou ao deixar cair do seu bico, a semente vai para o chão e pode gerar uma nova árvore!

O periquitão-maracanã apresenta outra característica muito interessante! Você sabia que eles são bem românticos? Quando chegam à fase adulta, eles começam a “namorar” e, depois que encontram seu par, “se casam” e permanecem unidos por toda a vida. Assim como outros psitacídeos, que incluem ainda as araras, os papagaios e os periquitos, a espécie é famosa por esse comportamento, típico de animais chamados de monogâmicos.

O casal de periquitão-maracanã escolhe espaços ocos de árvores mais velhas ou mortas para fazer seus ninhos? Às vezes, eles escolhem palmeiras ou paredões de pedra, como também calhas e embaixo do telhado das casas, o que ajuda muito na ocupação dessas aves no ambiente urbano, fazendo com que essa espécie de ave seja encontrada cada vez mais nas cidades.

Mas, infelizmente, eles são muito desejados pelas pessoas e são capturados pelos traficantes para o comércio ilegal. Por ano, centenas de filhotinhos são retirados dos ninhos e adultos são capturados de seu ambiente e, a maioria deles, acaba não sobrevivendo. Essa retirada da ave e de outros animais da natureza precisa parar, para garantir a conservação e a preservação das espécies.

Faça sua parte

Não retire os animais da natureza, ou seja, do seu habitat natural. Ajude-os, conservando e ampliando as áreas verdes da cidade com o plantio de árvores!

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba (Sema)