É o bicho
O jacaré do Parque Natural
Um jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris), que vivia há anos no lago do Parque Natural Chico Mendes, em Sorocaba, virou notícia na semana passada ao ser levado pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental para o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, onde irá passar por exames pelos veterinários do zoo e, posteriormente, ser solto na natureza. Trata-se de um animal adulto, possivelmente uma fêmea.
Esse tipo de réptil ocorre principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, mas podem ser encontrados também no Centro-Oeste. Habitam as margens de rios, brejos, mangues, riachos, lagos e lagoas.
São conhecidos por esse nome porque, durante a fase do acasalamento, ficam com a área do papo amarelado. Possuem o focinho mais largo de todos os crocodilianos e alimentam-se de mamíferos, peixes, aves, répteis, crustáceos, insetos e moluscos. Ovíparos, podem ter até 40 filhotes na reprodução.
O jacaré-do-papo-amarelo mede entre dois a três metros e têm expectativa de vida em cativeiro de aproximadamente 50 anos. (Da Redação, com informações do Zoo-DF)