Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

O jacaré do Parque Natural

16 de Maio de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A fêmea adulta foi levada ao Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros.
A fêmea adulta foi levada ao Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. (Crédito: DIVULGAÇÃO / CORPO DE BOMBEIROS)

Um jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris), que vivia há anos no lago do Parque Natural Chico Mendes, em Sorocaba, virou notícia na semana passada ao ser levado pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental para o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, onde irá passar por exames pelos veterinários do zoo e, posteriormente, ser solto na natureza. Trata-se de um animal adulto, possivelmente uma fêmea.

Esse tipo de réptil ocorre principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, mas podem ser encontrados também no Centro-Oeste. Habitam as margens de rios, brejos, mangues, riachos, lagos e lagoas.

São conhecidos por esse nome porque, durante a fase do acasalamento, ficam com a área do papo amarelado. Possuem o focinho mais largo de todos os crocodilianos e alimentam-se de mamíferos, peixes, aves, répteis, crustáceos, insetos e moluscos. Ovíparos, podem ter até 40 filhotes na reprodução.

O jacaré-do-papo-amarelo mede entre dois a três metros e têm expectativa de vida em cativeiro de aproximadamente 50 anos. (Da Redação, com informações do Zoo-DF)