Buscar no Cruzeiro

Buscar

O verde da floresta e o vermelho do fogo

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

16 de Maio de 2021 às 00:01
Livro a
Livro a "A floresta". (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A autora desse livro, Irena Freitas, nasceu no Espírito Santo e se mudou para Manaus, capital do Amazonas, ainda bebê. Mesmo vivendo em um ambiente urbano, teve uma infância cercada de verde e de passeios constantes a rios e sítios.

“De uns 10 anos para cá, a minha vizinhança mudou muito. Quase toda a área verde virou prédio, farmácia, supermercado etc. Os pássaros estão completamente deslocados. Ainda aparecem, mas têm poucas árvores para se abrigarem”, relata a autora.

Esse livro-imagem conta a história de uma menina que, depois de ver as notícias na TV, quer acabar com a destruição da floresta. Com a ajuda de seus amigos e de sua imaginação, surgem mil possibilidades para trazer o verde de volta às matas. Da sala de sua casa, cercada por bichos de pelúcia, a pequena parte em uma jornada que mistura imaginação e realidade, na tentativa de salvar o verde da floresta, ameaçado pelo vermelho do fogo.

Os animais e a floresta são os protagonistas dessa aventura, numa mistura sonhos e imaginação.

Irena conta que a ideia das ilustrações surgiu a partir das queimadas na Amazônia ocorridas em 2019, ano em que esse tipo de evento aumentou 30%. As cores também foram escolhidas com cuidado: “Como o livro não tem texto, queria trazer esse contraste visual bem forte do vermelho do fogo e do verde da mata. Queria trazer essa dica para o leitor do que estava acontecendo na narrativa, mas também queria ter esse desafio de fazer um livro inteiro com poucas cores”. E garanto, ficou lindo!

“A floresta” é publicado pela Companhia das Letrinhas.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.