Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia das Mães

Fazendo presentes para as mamães

Em oficina virtual, crianças aprenderam a produzir sabonetes perfumados

09 de Maio de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Gabriel Yudi Hotoshi Delthino.
Gabriel Yudi Hotoshi Delthino. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Você sabia que se misturarmos glicerina, corante e essência perfumada é possível fazer sabonetes? É o que os 12 integrantes do Rotakids, do Rotary Club Sorocaba, descobriram ao participar de uma oficina virtual para produzir sabonetes perfumados. Os pequenos colocaram a mão na massa e fizeram lindos sabonetes em formatos de coração, flores e borboletas. A parte mais legal é que todos os sabonetes produzidos foram entregues ao Lar São Vicente de Paulo como presente de Dia das Mães.

Para realizar a oficina, as crianças organizaram uma rifa com objetivo de arrecadar verba para a compra dos ingredientes. Cada integrante do grupo recebeu um kit com glicerina, corante, essência perfumada e forminhas. Ao todo, foram produzidos 215 sabonetes. Só o Gabriel Yudi Hotoshi Delthino, de 12 anos, que está no 7º ano do Ensino Fundamental 2, fez cerca de 24 sabonetes em formato de flor. “Fiz um monte, achei bem fácil. Tem que derreter o sabonete, colocar corante, essência e misturar, depois é só colocar na forma e esperar secar”, explica ao dizer que é importante ajudar o próximo. “É legal poder ajudar os idosos, que estão solitários na pandemia. Assim, a gente deixa a vida deles mais feliz. E a gente também fica com boa autoestima porque ajudou alguém”.

Maria Clara e Maria Valentina Sola Aro. - DIVULGAÇÃO
Maria Clara e Maria Valentina Sola Aro. (crédito: DIVULGAÇÃO)

A Maria Clara Sola Aro, de 12 anos, matriculada no 7º ano do Ensino Fundamental 2, contou com a ajuda da mãe e da irmã mais nova, Maria Valentina, para produzir os sabonetes em formato de borboleta. “Foi uma experiência muito legal e divertida, porque nunca imaginei que iria fazer sabonetes”. A integrante do Rotakids ficou impressionada com o processo de fabricação ao seguir o passo a passo em casa. “A consistência do sabonete é bem diferente. É gostoso de fazer. É legal ver a mistura”, relata ao dizer que pretende fazer mais vezes. Para Maria Clara, os sabonetes são um presente especial para os idosos. “É bem mais que um simples sabonete, vai ser para pessoas que precisam. Vamos dar uma utilidade para os sabonetes”, afirma ao dizer que desde pequena gosta de ajudar o próximo.

Vitor Ribeiro Rodrigues. - DIVULGAÇÃO
Vitor Ribeiro Rodrigues. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Já o Vitor Ribeiro Rodrigues, de 12 anos, que também está no 7º ano do Ensino Fundamental 2, diz que todo esse trabalho foi feito de coração para os idosos. “É um presente para eles ficarem mais felizes e não se sentirem tão solitários nesse momento de pandemia”. Vitor achou muito legal participar da oficina e fez mais de 10 sabonetes em casa. “Eu gostei de fazer os sabonetes. A gente viu um vídeo de como fazia e fizemos todo o processo que foi explicado. É fácil. É só derreter a glicerina, colocar a essência e o corante”, conta ao dizer que os idosos vão gostar. “A gente fez com carinho e eles vão saber que a gente dedicou o nosso tempo pra eles”, finaliza. (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos