Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Andorinha-pequena-de-casa

09 de Maio de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Estamos falando de uma das andorinhas mais comuns em nossa cidade.
Estamos falando de uma das andorinhas mais comuns em nossa cidade. (Crédito: GIOVANA DE PAULA / COAVES)

Nome popular: Andorinha-pequena-de-casa
Nome científico: Pygochelidon cyanoleuca (Vieillot, 1817)

Ela é pequenina, com apenas 12 centímetros de altura, ágil e muito veloz! Estamos falando de uma das andorinhas mais comuns em nossa cidade. Vocês já devem tê-la visto sobrevoando, com seus voos rasantes, caçando insetos em acrobacias de dar inveja aos melhores pilotos de avião.

O pássaro tem as costas (dorso) na cor azul-metálica (dependendo da luz pode parecer negra), barriga (ventre) e peito brancos. É encontrada em áreas abertas de todo o Brasil, inclusive nas cidades. É uma ave migratória, ou seja, vive em uma região no verão e em outra no inverno, embora a maior parte de sua população permaneça no mesmo lugar. Pelo fato de se alimentar principalmente de insetos, passa a maior parte do tempo voando, em busca de suas presas e pousando raramente para descansar em fios de eletricidade, antenas ou árvores em áreas abertas.

As andorinhas utilizam buracos em barrancos, escarpas e rochas, tanto como ninho, quanto para dormir. Nas cidades, é comum fazerem ninhos em lajes, forros ou luminárias em garagens. Podemos encontrar em seu ninho de dois a três ovos, que são chocados pela fêmea (por cerda de 25 dias), enquanto o macho busca o alimento. Após o nascimento, ambos cuidam dos filhotes.

Faça sua parte!

As andorinhas são importantes no controle de insetos nas cidades. O uso indiscriminado de inseticidas pode causar a morte de muitas andorinhas, pois elas podem ingerir insetos envenenados. Esses produtos devem ser usados com moderação e dentro das normas permitidas e das leis ambientais.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema).