Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

O seu amigo roedor

09 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Camundongos são os
Camundongos são os "ratinhos" urbanos. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O camundongo (Mus musculus) é um pequeno mamífero roedor da família dos murídeos. Originários da Europa e Ásia, atualmente podem ser encontrados em todo o mundo, geralmente associados à habitações residenciais. Muito provavelmente é aquele “ratinho” que você já viu correr pela cozinha alguma vez.

Possuem cerca de oito centímetros de comprimento, pelagem macia, branca ou cinza-acastanhada, mais clara nas partes inferiores, orelhas grandes e arredondadas e cauda nua e longa. Os camundongos machos são mais territoriais, e as fêmeas são mais sociáveis entre si.

Com expectativa de vida curta, pode viver em média entre 2 e 3 anos e caracteriza-se por ser uma espécie adaptada a uma grande variedade de condições ambientais. É um animal de hábitos noturnos que se acomoda em qualquer local de tamanho apropriado às suas necessidades.

O olfato é altamente desenvolvido, sendo utilizado não somente para detectar alimento e predadores mas também para determinar vários sinais de comportamento. Já a sua visão é ruim: ele não distingue cores, uma vez que sua retina apresenta poucos cones.

Em tempo: Mickey e Jerry Mouse, dos desenhos, tecnicamente são camundongos e não ratos. (Da Redação)