Uma boneca contra a guerra
Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão
“A Chave do Tamanho” foi lançado pela primeira vez em 1942 pelo afamado autor Monteiro Lobato. Naquela época ainda acontecia a Segunda Guerra Mundial, um conflito que durou seis anos e afetou milhares de pessoas por todo o mundo. A boneca Emília, inconformada com o despropósito da batalha, decidiu acabar de vez com tamanha bobagem.
Para isso ela vai até a sala das Chaves para desligar a Chave da Guerra. Mas, atrapalhada como é, acaba desligando a Chave do Tamanho e encolhendo todos os seres vivos do planeta! Imagina que confusão?! Mas nada que Emília não consiga resolver com sua esperteza e teimosia.
Esta edição de “A Chave do Tamanho” foi organizada pela professora e grande estudiosa da literatura Marisa Lajolo, que faz uma revisão contextualizada que considera o período da publicação do livro e debate as questões polêmicas relacionadas à obra de Monteiro Lobato. Traz, inclusive, notas de rodapé em formato de diálogo entre as personagens, que explicam o vocabulário e os costumes do Brasil da década de 1940.
As ilustrações de Lole são lindas e trazem uma reinterpretação adorável de cada personagem. Tudo isso proporcionado pela Companhia das Letrinhas.
Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.
Galeria
Confira a galeria de fotos