Buscar no Cruzeiro

Buscar

24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica abre inscrições

Atividades destinam-se a todos os estudantes do ensino fundamental e médio

02 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Astronauta.
Astronauta. (Crédito: Divulgação)

Ao observar o céu à noite, você fica curioso sobre como as estrelas se formam, evoluem e morrem? Você se interessa sobre buracos negros, big bang e cosmologia? Então, o seu lugar é na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que já está com as inscrições abertas para as escolas.

Realizada em fase única, a olimpíada acontece nos dias 27 e 28 de maio e é voltada para todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio. Escolas públicas e particulares que ainda não participam já podem se cadastrar pelo site www.oba.org.br. O prazo para inscrições de alunos vai até 20 de maio. Já o de escolas ainda não participantes se encerra no dia 15 do mesmo mês. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a prova será aplicada de forma híbrida, ou seja, presencialmente ou remota, por meio de uma plataforma, de acordo com a logística de cada instituição de ensino.

A olimpíada é dividida em quatro níveis -- os três primeiros são para alunos do ensino fundamental e o quarto para os do ensino médio -- e a prova é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível.

Os melhores classificados representam o País nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2022. E os participantes dessa edição ainda vão concorrer a vagas nas Jornadas Espaciais, que acontecem em São José dos Campos, onde os participantes recebem material didático e assistem a palestras de especialistas.

Foguetes

A 15ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) também está com inscrições abertas. O evento avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante. Realizada tradicionalmente nas escolas, contará, assim como foi no ano passado, com opção on-line, que possibilita o desenvolvimento e lançamento de foguete virtual por meio de uma plataforma.

Os alunos do nível 1 (do 1º ao 3º ano do ensino fundamental) lançam foguetes construídos com canudinhos de refrigerantes. Os do nível 2 (do 4º ao 5º ano do fundamental) elaboram foguetes com tubinhos de papel. Já os alunos do nível 3 (do 6º ao 9º ano) constroem foguetes com garrafas pet, mas usam somente água e ar comprimido para lançá-los. Os alunos do ensino médio também fazem foguetes de garrafa pet, mas com um elemento mais complexo, pois têm que usar combustível químico, ou seja, vinagre e bicarbonato de sódio.

As inscrições vão até o dia 20 de maio. O cadastro é único para os dois eventos e deve ser feito pelo site www.oba.org.br. (Da Redação)