Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

O que é ser adulto para quem ainda é uma criança?

Do nascimento até a terceira idade, passamos por muitas fases diferentes em nossa vida

02 de Maio de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Para Augusto, de 9 anos, adulto não tem vida fácil.
Para Augusto, de 9 anos, adulto não tem vida fácil. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (27/4/2021))

Desde o nascimento, uma pessoa passa por várias fases ao longo da vida. Você sabe quais são elas? Quando nascemos, somos considerados bebês. Depois dos dois anos, passamos a ser chamados de crianças. Ao crescermos mais um pouquinho, atingimos a adolescência, aos 12 anos. Nos tornamos jovens a partir dos 18 anos. Até que, aos 30 anos, atingimos a idade adulta. E em nosso aniversário de 60 anos, passamos a ser considerados idosos.

Do nascimento até a terceira idade, passamos por muitas fases diferentes. Cada uma delas tem suas peculiaridades. Mas, entre todas elas, a mais esperada pelas crianças é a em que a pessoa se torna adulta. Você já imaginou como deve ser esse período da vida? Para saber o que as crianças pensam sobre essa etapa, nesta edição o Cruzeirinho bateu um papo com alguns alunos do Colégio Politécnico, unidade Alto da Boa Vista.

Para o Augusto Miguel Brasil, de 10 anos, matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental 1, uma pessoa atinge a idade adulta quando se torna independente. “Você se torna adulto quando assume seus compromissos, arruma um trabalho e tem uma conta bancária. Não é a idade que conta”, destaca. Diferente de muitas crianças, Augusto não quer atingir a maioridade tão cedo. Isso porque, segundo ele, os adultos são cheios de tarefas e precisam usar agendas e listas para se organizar e dar conta de tudo. “Precisa cuidar das crianças, trabalhar e depois, quando chega cansado em casa, ainda precisa fazer comida e as obrigações. Eu prefiro ser criança, porque dá para correr, brincar, estudar e se divertir”, afirma.

Apesar da pouca idade, Augusto já faz planos para quando atingir a fase adulta, no futuro. “Eu quero ser arquiteto ou engenheiro. Vou trabalhar, ajudar a família, cuidar da casa, lavar a louça e fazer as minhas obrigações. Acho que vou ganhar um pouco de dinheiro”, acredita. Entre as melhores partes de ser um adulto, ele destaca a possibilidade de dirigir um veículo, ir a diferentes lugares sozinhos e trabalhar no que gosta. “Tem a parte boa e a parte ruim de ser criança e adulto. Às vezes eu gosto de ser criança, mas às vezes queria ser adulto. Mas tudo tem o seu tempo, tem que aproveitar cada momento”.

Sofia Stefani, 8 anos, pretende ajudar as pessoas e cuidar da família. - FÁBIO ROGÉRIO (27/4/2021)
Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (27/4/2021) / Descrição: Sofia Stefani, 8 anos, pretende ajudar as pessoas e cuidar da família.

A Sofia Guilhermino Stefani, de 8 anos, que está no 3º ano do Ensino Fundamental 1, também deseja aproveitar a infância antes de se tornar uma mulher adulta. “Eu gosto de brincar, correr, estudar e ver meus amigos”, frisa. Isso porque, segundo ela, os adultos têm muitas responsabilidades, compromissos e deveres. “Eles precisam cuidar da casa, trabalhar e se preocupar com as contas econômicas. Deve ser difícil, mas também deve ser legal. Tem coisas que os adultos fazem e as crianças não podem fazer, como sair sozinhos, dirigir e assistir alguns filmes e séries”, completa.

E quando atingir a maturidade, Sofia espera ser uma boa pessoa. Para isso, ela diz ser preciso ajudar as pessoas, trabalhar e cuidar da família. A menina pretende fazer tudo isso quando crescer. “Eu vou ser adulta quando conseguir me virar sozinha, trabalhar, cumprir meus deveres e fazer tudo certo. No começo vai ser difícil, mas vou me adaptar rápido. Eu imagino que vou ter uma casa e vou trabalhar como dançarina. Vou fazer meus deveres, ter vários compromissos e filhos. E vou ganhar dinheiro”, ressalta.

Mas para se tornar um bom adulto no futuro, é preciso aprender muitas coisas durante a infância. É o que aponta o Arthur Cassimiro Viegas, de 9 anos, aluno do 4º ano do Ensino Fundamental 1. “Precisa aprender a perder, a fazer amizades, a não reclamar do que você tem, a respeitar o próximo e a prestar atenção quando é preciso prestar atenção”, afirma. Além de colocar tudo isso em prática, Arthur diz que os adultos também precisam arrumar um emprego, trabalhar e pagar as contas.

Arthur, 10 anos, não quer atingir logo a maioridade. - FÁBIO ROGÉRIO (27/4/2021)
Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (27/4/2021) / Descrição: Arthur, 10 anos, não quer atingir logo a maioridade.

Com todos esses compromissos, Arthur acredita que a vida de um adulto é muito importante, mas também bem difícil. “Eu, sinceramente, quero aproveitar enquanto sou criança. A vida de adulto não é fácil. Eu gosto de ser criança, de poder brincar toda hora, conhecer meus amigos, jogar e me divertir”, conta. Mas, quando chegar a hora de se tornar um homem adulto, Arthur já sabe o que deseja fazer. “Quero trabalhar com ciência da computação para fazer filmes e jogos. Quero sair do País para trabalhar, porque fora do Brasil tem empresas maiores, como a Apple. Também quero ter filhos, um carro e poder sair na rua tranquilo”.

Assim como o amigo de sala, Maria Isabel Silva Sena, de 9 anos, que também está matriculada no 4º ano do Ensino Fundamental 1, prefere aproveitar o tempo em que ainda é uma criança. “Ser adulto é muito difícil. Tem que ficar pensando qual a conta que vai pagar, procurar emprego, pensar qual vai ser a profissão”, completa ao dizer que os adultos não podem brincar como as crianças. Já que, segundo a pequena, os adultos têm muitas responsabilidades. “Tem que aturar o trabalho, acordar todo dia cedo”.

Maria Isabel Silva Sena, de 9 anos: não existe idade para ser adulto. - FÁBIO ROGÉRIO (27/4/2021)
Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (27/4/2021) / Descrição: Maria Isabel Silva Sena, de 9 anos: não existe idade para ser adulto.

Conforme Maria Isabel, não existe idade para ser adulto. Para ela, essa fase da vida chega quando a pessoa se torna independente. “A pessoa fica adulta depois que ela se casa e tem filhos. Para ser adulto precisa ter dinheiro, emprego, uma casa e um carro”. Apesar das partes burocráticas, a menina acredita que os compromissos da vida adulta devem ser legais. “Você pode pagar as próprias contas e planejar o seu futuro para quando for velhinho”. E quando esse momento chegar, Maria Isabel vai se inspirar em sua mãe, a pessoa adulta que ela mais admira. “Ainda não sei o que quero fazer quando crescer, mas quero ter filhos, uma família e uma casa. Quero construir a minha própria casa”, planeja. E você, como imagina que deve ser a vida de um adulto? (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos