Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Beija-flor-tesoura

02 de Maio de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Beija-flor-tesoura.
Beija-flor-tesoura. (Crédito: FABI RITTA / COAVES)

Nome científico: Eupetomena macroura (Gmelin, 1788)
Nome popular: beija-flor-tesoura

Quem já viu essa ave visitando flores nos jardins ou bebedouros específicos para eles em casa ou na vizinhança?

Você sabia que ele é um dos maiores beija-flores que existe? Essas aves podem ter até 19 cm de comprimento e pesar até nove gramas. Realizam um voo impressionante, com a capacidade de bater as asas entre 70 e 80 vezes, por segundo, o que permite que pairem no ar e até possam voar para trás e para frente, com grande habilidade.

Veja, na foto, sua cauda. Não parece uma tesoura? Por isso, ele recebeu esse nome, Beija-flor-tesoura, por ter a cauda bifurcada, semelhante a essa ferramenta. As penas da cabeça e do pescoço são azuis (parecendo um capuz) e o restante do corpo é verde-escuro e brilhante. Assim como os demais beija-flores, este também pode ser chamado de Colibri que, em tupi, quer dizer resplandecente ou brilhante, em uma referência ao brilho de suas penas, que mudam de cor de acordo com a luz que incide sobre elas.

Pode ser encontrado em áreas abertas, borda de mata e também nas cidades (em jardins, praças e parques). Alimenta-se, preferencialmente, de néctar, mas pode ingerir também pequenos insetos, principalmente quando são filhotes.

Fazem o ninho em forma de taça, preso em forquilhas de árvores. A espécie utiliza líquens que são, geralmente, colados com teias de aranha. Podem pôr de dois a três ovos no período reprodutivo, que se estende entre janeiro e fevereiro, e ficar 15 dias chocando seus ovos.

São muito territorialistas e, geralmente, dominam os bebedouros com água açucarada encontrados nas cidades, expulsando outras aves que se aproximam.

Faça sua parte

O Beija-flor-tesoura tem uma importante profissão! São polinizadores das flores de plantas frutíferas e, assim, permitem que tenhamos frutos, tanto para o nosso consumo, quanto para os produtores de hortifrúti. Plantar árvores que dão flores, mesmo que não produzam frutos, ajuda a manter essas aves mais próximas, permitindo que façam seu principal papel, o de polinizadores, em nossa cidade.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba (Sema)