Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Peixe-boi é um dos símbolos da Amazônia

02 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Ele passa metade do dia dormindo dentro da água.
Ele passa metade do dia dormindo dentro da água. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Existem quatro espécies de peixe-boi no mundo, e uma delas vive apenas em água doce, no Brasil, mais especificamente na Amazônia. É o peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis), um mamífero herbívoro que se alimenta apenas de algas, aguapés e capim aquático. De plantinha em plantinha, o peixe-boi chega a pesar 300kg e a medir 2,5m!

Ele se alimenta principalmente na época chuvosa, quando há mais disponibilidade de plantas e ele passa até oito horas por dia comendo. Toda essa gordura é armazenada para suprir suas necessidades energéticas durante a estação seca, quando há menos comida. Quando não está se alimentando, o peixe-boi-da-Amazônia provavelmente está dormindo dentro da água -- durante uma soneca, ele consegue ficar submerso por até 25 minutos.

Quando as chuvas escasseiam, o peixe-boi-da-Amazônia sai dos pequenos igarapés, onde normalmente vive sozinho, para os grandes rios, onde se junta a grupos de quatro a oito indivíduos.

Inicialmente a espécie vivia em toda a bacia dos rios Amazonas e Orinoco, chegando à Venezuela e à Colômbia. No entanto, esses animais despertam o interesse de caçadores por sua carne farta e seu óleo. A caça ao longo dos anos diminuiu consideravelmente sua população. A capacidade de recuperação da população de peixes-bois é limitada devido ao seu longo ciclo reprodutivo, pois cada fêmea de peixe-boi gera apenas um filhote de cada vez, em gestações de 13 meses, representando um grande desafio para os que lutam por sua preservação. (Da Redação, com informações do WWF/Brasil)