Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Choca-barrada

25 de Abril de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O Choca-barrada macho.
O Choca-barrada macho. (Crédito: ALEXANDRE FRANCHIN / COAVES)

Nome popular: Choca-barrada
Nome científico: Thamnophilus doliatus (Linnaeus, 1764)

Na sua casa tem quintal, jardim ou uma horta? Se sim, muito provavelmente você já recebeu a visita de um lindo casal de Choca-barrada!
Seu nome foi dado em razão da semelhança de seu canto com o som emitido por uma galinha quando está chocando, somado ao padrão carijó (barrados) de suas penas.

Veja nas fotos a charmosa crista arrepiada e os olhos amarelos do casal. O macho e a fêmea são bem diferentes entre si. O macho é preto barrado de branco por cima, com coroa preta, nuca e lados da cabeça mais estriados e, por baixo, apresenta a mesma cor barrada. A fêmea tem cor canela vivo por cima, nuca e lados da cabeça estriados de branco sujo e preto. Por baixo, a cor é pardo-alaranjada.

O Choca-barrada fêmea. - LETÍCIA SANTOS DE SOUZA / COAVES
Crédito: LETÍCIA SANTOS DE SOUZA / COAVES / Descrição: O Choca-barrada fêmea.

A ave pode ser encontrada em ambientes de capoeira e bordas da mata ciliar, bem como em ambientes urbanos (em quintais, hortas e praças). Chega a 16 centímetros de altura e movimenta-se entre arbustos, às vezes, aproximando-se muito das pessoas. Alimenta-se, principalmente, de insetos, sendo um ótimo controlador de pragas.

A Choca-barrada constrói seu ninho em forma de taça bem profunda, em bordas da mata e nos arbustos. As fêmeas põem, geralmente, dois ovos brancos manchados de marrom, que são chocados pelo casal durante, aproximadamente, duas semanas. Quando os filhotes nascem, ficam por duas semanas no ninho, até abandoná-lo. Nesse período, o casal se reveza para alimentá-los.

Faça sua parte

Plante árvores e arbustos em seu jardim e quintal. Assim você aumenta a quantidade de locais para abrigo e ninho, de modo que as Choca-barradas possam viver por perto e nos ter como vizinhos.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba (Sema).

Galeria

Confira a galeria de fotos