Casa e Acabamento Suplementos

Como trocar fechaduras de um jeito simples e fácil? Siga as dicas

Antes de tudo é preciso saber que as fechaduras são compostas por molas, miolo, máquina, maçaneta e espelhos de acabamento
Para fazer a troca, é necessário uma fechadura nova, chave allen, chave de fenda e parafusos. Crédito da foto: Divulgação / Leroy Merlin

Saber trocar fechaduras pode facilitar a sua vida e a boa notícia é que o processo é mais simples do que parece e não é preciso ser um grande marceneiro. E possível fazer a troca sem danificar a porta e ainda garantir a segurança da família dentro de casa.

Antes de tudo é preciso saber que as fechaduras são compostas por molas (responsáveis pela movimentação da trinca), miolo (que contém o segredo que permite trancar a porta), máquina (parte que fica no interior da folha de madeira e guarda as engrenagens), maçaneta (que pode ser em formato de alavanca ou esférico) e espelhos de acabamento. Para fazer a troca, é necessário uma fechadura nova, chave allen, chave de fenda e parafusos.

Mão na massa

Para começar, utilize a chave de fenda para remover os parafusos. Ela também pode ser usada como alavanca para remover a testa da fechadura (a parte metálica que dá acabamento à frente da maçaneta). Com a chave allen, você pode afrouxar as maçanetas, o que vai permitir a remoção delas.

Leia mais  ‘Faça você mesmo’ requer boas ferramentas

Alguns modelos de fechadura têm suas maçanetas presas com um pino metálico: nesse caso, você precisa puxá-lo com a ajuda de um alicate de bico chato. Com a retirada, desparafuse os espelhos laterais ou as rosetas e os remova. Retire a barra onde as maçanetas são fixadas.

Na lateral da porta, procure pelo parafuso próximo ao trinco, ele é o responsável por segurar o cilindro com o segredo da chave e precisa ser removido. Vale lembrar: guarde sempre os parafusos de forma organizada para quando for colocar a nova peça no lugar.

Como trocar

Quando todas as peças que atravessam a porta forem removidas, é hora de retirar a máquina de dentro da folha de madeira. Utilize uma chave de fenda para remover a peça interna e guarde – ela pode servir de referência na hora da compra.

É que os tamanhos para fechaduras não são padronizados e comprar um modelo parecido com o anterior ajuda a diminuir o risco de precisar furar ou escavar ainda mais a porta. Dica extra: limpe o buraco da porta antes de colocar a nova ferragem para garantir um bom funcionamento.

Leia mais  Hábitos sustentáveis reduzem consumo de água

Coloque a máquina dentro da porta e já encaixe o cilindro, sem esquecer de recolocar o parafuso que irá prendê-lo na estrutura. Para dar acabamento a essa parte, não esqueça de parafusar a testa.

O último passo é colocar as maçanetas: insira a base e encaixe os espelhos ou rosetas antes de colocar as alavancas. Finalize prendendo elas com um pino ou parafuso para garantir que não vão cair quando forem usadas e pronto! (Fonte: www.leroymerlin.com.br/dicas/aprenda-como-trocar-fechadura)

Comentários