Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como consertar pequenos vazamentos hidráulicos

27 de Dezembro de 2020 às 00:01

Como consertar pequenos vazamentos hidráulicos Vazamento no sifão debaixo da pia é muito comum e dá para solucionar. Crédito da foto: Divulgação

Todo mundo sabe como um vazamento de água na cozinha ou no banheiro pode ser um transtorno, uma vez que o menor deles pode causar um grande desperdício de água.

Só para ter uma ideia, uma gota de água por segundo pode levar ao desperdício de cerca de 10 mil litros por ano.

Mas a boa notícia é que o conserto desses vazamentos tão comuns é fácil, rápido e pode ser feito por você mesmo. Por outro lado, se o vazamento persistir ou tiver maiores proporções, não deixe de procurar um encanador ou outro profissional da sua confiança.

Ele pode ser a alternativa mais segura para uma enorme variedade de situações. Enquanto isso, confira o que você pode fazer!

Vazamento na torneira

Vazamentos em torneiras estão entre os problemas hidráulicos mais comuns. No entanto, eles são muito fáceis de resolver e você mesmo pode repará-los. Antes de mais nada, feche o registro geral para interromper o fornecimento de água.

Em seguida, retire o manípulo (a peça que giramos) da torneira, soltando o pequeno parafuso no alto ou atrás da peça. O parafuso fica visível depois de se retirar a tampa. Com a ferramenta adequada, retire a porca da gaxeta e torça a haste na mesma direção de abrir a torneira.

Remova então o parafuso que prende a vedação e, depois de examinar o parafuso e a haste, substitua o que estiver danificado. A seguir, troque a vedação velha por uma nova e encaixe a arruela de vedação na haste.

Reinstale tudo na torneira e gire a haste no sentido horário. Por fim, recoloque o manípulo e a tampa do parafuso. Abra o registro geral e verifique se o vazamento foi reparado.

Vazamento no sifão

Outro vazamento comum acontece no sifão debaixo da pia. Primeiramente, feche o registro geral. Em seguida, verifique se os encaixes do sifão na válvula da pia ou no tubo de saída estão bem rosqueados, pois, se houver vazamento nesse local, é porque a água está passando no espaço entre as roscas.

Nesse caso, retire o sifão e passe suficiente fita veda rosca na peça com rosca macho, cobrindo totalmente a superfície dela. Em seguida, rosqueie o sifão de volta, apertando-o ao máximo sem danificá-lo. Já se houver rachadura ou orifício pequeno no sifão, use adesivo de silicone. Se for grande, substitua o sifão.

Vazamento na massa do encanamento

Outra possibilidade de vazamento é na massa do encanamento entre a bacia do filtro e a pia. Se houver vazamento debaixo da pia, pode ser que essa massa esteja desgastada, embora ela não seque nem quebre. Antes de mais nada, compre massa nova em lojas de material de construção.

Depois, retire a porca que segura a bacia do filtro, que fica embaixo da pia. Retire toda a massa velha que ainda restar entre a bacia do filtro e a pia. Aplique um pedaço de massa nova em torno da abertura da base da pia e recoloque a porca na bacia do filtro, retirando o excesso de massa que houver. Com a torneira aberta, verifique se o vazamento continua. (Patricia Smaniott/homify.com.br)