Buscar no Cruzeiro

Buscar

Visitantes aprenderão a efetuar reparos domésticos

18 de Março de 2019 às 06:31

Visitantes aprenderão a efetuar reparos domésticos Muitas ferramentas, bastante boa vontade, e boas intenções fazem o ‘consertador’. Crédito da foto: Reprodução da Internet

Você já trocou uma lâmpada? Já transformou aquele móvel antigo em uma peça charmosa? Ajudou um amigo a pintar a parede de casa? Então você já praticou a bricolagem. Bricolagem vem do francês ‘bricolage’*, termo usado para definir a prática de pequenos trabalhos sem ajuda de um profissional. O conceito surgiu nos EUA na década de 1950, como “Do it yourself”, ou “Faça você mesmo”. Na época, com o encarecimento da mão de obra depois da Segunda Guerra Mundial, surgiu a necessidade de pessoas comuns fazerem pequenos reparos e manutenções em suas casas.

Assim, produtos fáceis de serem usados e com manuais de instrução foram desenvolvidos para atender essas pessoas, cada vez mais interessadas em realizar tarefas sozinhas.

O público que visitar a 3ª Expo Gmad Madcentro - Tudo para Móveis, entre os dias 21 e 23 de março, no Espaço Sallimas, em Sorocaba (SP), poderá participar gratuitamente de cursos de bricolagem, que ensinam a manusear ferramentas e efetuar reparos e instalações domésticas diversas como, por exemplo, instalar luminárias e spots, e usar furadeiras e parafusadeiras para fixação de quadros, prateleiras e suportes na parede, entre outros.

Segundo a organização do evento, profissionais capacitados estarão disponíveis para esclarecer as principais dúvidas do público, além de orientar sobre segurança no momento da instalação ou reforma. “A ideia é que os visitantes aprendam a realizar pequenos trabalhos em casa, na modalidade ‘faça você mesmo’, com total segurança e sem riscos”, destaca Luan Dias, organizador da feira e diretor da GMAD Madcentro Sorocaba, empresa realizadora do evento.

Uma das alas da feira exibirá ferramentas e equipamentos tanto para marceneiros profissionais como para os amadores.

Serviço:

3ª EXPO GMAD MADCENTRO - Tudo para Móveis

Data: 21 a 23 de março

Horário: Dias 21 e 22, quinta e sexta-feira, das 14h às 21h; e dia 23, sábado, das 13h às 17h

Local: Espaço Sallimas (ao lado do Shopping Panorâmico)

Endereço: Av. Comendador Pereira Inácio, 2.480, Sorocaba

Entrada gratuita

*Termo francês que em sua definição mais simples, se refere a um trabalho manual, feito com o aproveitamento de todo tipo de objetos e materiais disponíveis. Claude Levi Strauss (2003) e Jacques Derrida (1971), ao se apropriarem do termo, definiram por ‘bricoleur’ (aquele que cria ‘bricolage’) o indivíduo que realiza um trabalho de forma que não haja um planejamento pré-concebido, afastando-se, consequentemente, dos processos e normas comuns às técnicas tradicionais. Tem como característica a utilização de quaisquer materiais que se tenha à mão e que sejam interessantes ao criador, existentes no ambiente e com funções definidas para além da obra do ‘bricoleur’.

A metáfora do francês sem tradução ‘bricolage’, segundo Seymour Papert (1994), quer dizer ‘João-faz-tudo’, que bate de porta em porta para consertar o que encontrar quebrado. Esse ‘arrumador’ traz, em sua sacola, ferramentas sortidas, que entre as quais, uma irá adaptar ao problema encontrado. Se não for a ferramenta correta para a tarefa, ele, simplesmente, tenta outra, mais outra, sem se perturbar.