Buscar no Cruzeiro

Buscar

Uso de drones aumentam a eficiência na construção civil

27 de Agosto de 2018 às 07:25

Uso de drones aumentam a eficiência na construção civil Crédito da foto: Divulgação

Os drones, criados inicialmente para missões militares e de espionagem, vêm ganhando utilizações das mais variadas no mundo corporativo e social -- até para gravação de vídeo em casamentos. Na construção civil, as pequenas aeronaves não tripuladas, também chamadas “vans” (na sigla em inglês), são consideradas soluções viáveis para reduzir o tempo de obras e fornecer informações para os softwares de edificações.

“Equipados com sensores, os drones podem ser usados para capturar uma enorme gama de dados, tornando mais eficientes vários processos da construção”, diz Roberto de Souza, engenheiro idealizador da Rede Construção Digital. Esta iniciativa reúne 32 empresas do setor, entre construtoras, incorporadoras, projetistas e fabricantes, para debater como as novas tecnologias podem melhorar processos.

De acordo com Souza, os trabalhos de inspeção, que costumam demorar semanas, agora serão realizados em apenas alguns dias. “O mapeamento da área a ser construída é outro processo da construção que pode se apropriar de análises dos drones, por meio de modelos em 3D ou simulações em realidade virtual gerados pelas imagens aéreas”, considera o engenheiro.

No dia a dia da construção, os drones auxiliam desde processos de segurança do trabalho e inspeção de obras a até lançamentos de empreendimentos. Neste último caso, as construtoras ou incorporadoras produzem fotos e vídeos das imagens aéreas captadas pelos veículos.

Uso de drones aumentam a eficiência na construção civil As aeronaves não tripuladas já são usadas em trabalhos de inspeção, mapeamento de áreas e processos de segurança no trabalho, mas um grupo de empresas estuda a viabilidade de novas aplicações. Crédito da foto: Divulgação

Novos projetos

Após a análise do uso de drones pela Rede Construção Digital, foi criado um grupo para estudar a viabilidade de novos projetos com essa tecnologia. AutoDoc, Gafisa, França & Associados, Saint-Gobain, CTE, Alphaville Urbanismo, Maply e EmDrone discutirão três iniciativas sugeridas e selecionadas pela RCD: integração de dados coletados por drones com dados de softwares para modelagem de informações (BIM); aferição da qualidade entre o planejado e o executado em obras; integração entre softwares e drones para gerarem “as built” -- controle do que foi construído -- e revisões de projetos.

A união de empresas da construção civil é necessária em um processo de reciclagem do setor, diz Roberto de Souza. “Cada período necessitou de questionamentos. Nos anos 1990, o debate dentro da construção civil girava em torno da qualidade, as certificações. Já no começo dos anos 2000, veio a questão da sustentabilidade. Agora, é hora de pensarmos na transformação digital.”

Galeria

Confira a galeria de fotos