Buscar no Cruzeiro

Buscar

Umidificador de ar. Quais as vantagens e cuidados?

04 de Agosto de 2019 às 08:12

Umidificador de ar. Quais as vantagens e cuidados? O umidificador melhora a respiração nos dias mais secos. Crédito da foto: Divulgação

A umidade do ar cai em determinados períodos do ano e o clima seco, mais a poluição do ar, desidrata as mucosas do nariz, garganta e faringe, deixando essas regiões mais suscetíveis a inflamações. A baixa umidade do ar também causa o agravamento de doenças respiratórias, tais como alergias, rinite, asma ou bronquite.

O umidificador de ambiente alivia esses problemas. É preciso, no entanto, cuidado no seu uso. O aparelho não deve ficar em lugares próximos a móveis ou objetos que absorvam umidade (caso de cortinas, estantes de livros e bichos de pelúcia). Os fabricantes informam que o risco de espalhar vírus e bactérias é baixo. Uma das recomendações consiste em colocar somente água filtrada e trocá-la regularmente.

[irp posts="3487" ]

 

Alguns modelos mais modernos vêm com um medidor de umidade acoplado, que desliga o aparelho automaticamente assim que a umidade ideal é atingida. Para modelos mais comuns, também é possível comprar um termo-higrômetro em separado para controlar a umidade, permitindo ligar ou desligar o aparelho quando necessário.

O controle da umidade é importante, pois em excesso também pode ser prejudicial a saúde e facilitar a proliferação de fungos, bactérias e mofo.

Alguns dos principais cuidados, citados pelo blog da C&C são: não deixar o aparelho ligado por mais do que 4 horas; quando estiver em uso, deixe-o afastado de objetos que podem reter a umidade; troque a água a cada utilização; e para uma noite de sono mais tranquila, ligue o aparelho 2 ou 3 horas antes de dormir e desligue quando for deitar.

Umidificador de ar. Quais as vantagens e cuidados? É recomendado colocar água filtrada e trocá-la regularmente. Crédito da foto: Divulgação

O umidificador utiliza tecnologia ultrassônica para liberar a água, por meio de gotículas ou vapor. Ao devolver à umidade do ar em clima mais seco proporciona bem-estar aos moradores da casa. Também ameniza o calor devido à evaporação da água circulação do ar. Alguns modelos têm a função de aquecedor.

[irp posts="4896" ]

 

Os aparelhos possuem uma vida útil longa, durando por anos sem a necessidade de realizar manutenções constantes e, além disso, não consome muita energia elétrica, informa o site Mundo da Elétrica. A recomendação é usá-los, mas com alguns cuidados, a fim de que a umidificação no ambiente não seja excessiva.

Galeria

Confira a galeria de fotos