Casa e Acabamento

Uma loja de artes que transforma móveis de maneira bem criativa

Inventive House: tudo junto e misturado



Vida e Arte
Juliana (à esquerda) e Renata, em meio a parte do acervo da loja – móveis e objetos de decoração que ficam bem em casas iluminadas e alegres. Crédito da foto: Emidio Marques

Existem móveis e móveis. Alguns – sejam eles projetados por um designer ou feitos em série numa fábrica -, você apenas entra numa loja e compra. Paga um valor (grande ou pequeno), e ele será entregue em sua casa, e pronto. Outros têm história, vida e circunstância.

No Jardim das Estrelas, em Sorocaba, funciona a Inventive House, um nome criativo para o que poderia ser apenas mais uma loja de móveis criativos. Mas as diferenças saltam aos olhos assim que você chega ao local. Loja com piscina onde se pode nadar? Com empadinha e sanduíche de costela, cervejinha e suco, sorvete? Com mesa embaixo da mangueira e grama para tomar um sol? E os móveis: alguns facilmente reconhecíveis, outros com formas novas, diferentes do usual. E pinturas, mandalas, esculturas.

O começo

Vida e Arte
As imagens acima mostram bem como o trabalho de Renata se afasta da simples reforma, imprimindo características próprias ao produto final. Crédito da foto: Acervo Pessoal

Lá pelo início dos anos 2000, duas profissionais da comunicação – Renata Moeckel, jornalista, e Juliana Moraes, publicitária, conheceram-se. Ambas sorocabanas “da gema” trabalhavam em veículos de comunicação e agências de publicidade locais. Renata já pintava mandalas, como um exercício de relaxamento e concentração. Começou a produzi-las sobre antigos discos de vinil, compactos (7 polegadas) ou long-plays (10 e 12 polegadas), mandalas individuais ou em jogos.

Vida e Arte
Crédito da foto: Acervo Pessoal

As peças ganharam a atenção de colegas e amigos, que pediam a ela para por preço. Aos poucos, começou a vendê-las, “e algumas foram levadas para outros países, Estados Unidos e na Europa”. Ao longo dos anos seguintes, Renata se dividiu entre seu trabalho publicitário, jornalístico e suas pinturas.

Leia mais  Equipamento usa choque elétrico para eliminar pragas

Juliana começou a trabalhar no que se convencionou chamar de ‘painting color’, processo no qual uma foto é transformada numa pintura, uma releitura da imagem original. Ela lembra que a construção dos móveis, sua remodelagem, é dessa época. A coisa começou pequena, com a feitura de um banquinho aqui, a refazimento de uma mesa ali, a compra de uma ferramenta, de outra, tintas, uma bancada. As pessoas ao entorno das duas, os amigos, viam o resultado e gostavam.

Vida e Arte
Os trabalhos de Renata — as mandalas e as refazimento de móveis — impactam pela qualidade da execução e pela vivacidade das cores utilizadas. Crédito da foto: Emidio Marques

Mas foi em 2016, quando elas estavam em dois programas de TV (Café com Ela e Indo Além da Notícia, na TVR – canal 23 da Net, ambos dirigidos por Juliana e apresentados por Renata), que a decisão foi tomada: a de se dedicar de maneira mais intensa ao desenvolvimento dos objets d‘art.

 

A acolhida foi ótima. E, naquele momento, junho de 2017, elas decidiram investir na criação de um site, a página no Face e começar a vender pela internet, o tal do e-commerce. E criaram uma marca: Inventive House.

Vida e Arte
Crédito da foto: Emidio Marques

Juliana diz que “houve demanda para os produtos, todos eles são exclusivos, não há dois iguais”. “Alguém trazia um móvel, uma cômoda e perguntava se a gente poderia mexer nele. Esse trabalho agregava valor às peças. Nós temos um espaço ‘antes e depois’ no site, as pessoas viam e se entusiasmavam”.

Leia mais  Projetos em 3D dão novo visual à casa

Nessa época, as duas já dividiam uma casa, e a proximidade, aliada à tensão e ao estresse do trabalho de comunicação, já as levava a pensar em como transformar o que era um hobby em um negócio com alguma rentabilidade e que lhes permitisse, inclusive, abandonar a profissão e dedicar-se àquilo que lhes ocupava agora os corações e as mentes.

Vida e Arte
As pinturas e esculturas feitas por Juliana têm força e presença, expressas nos tons e nos olhares — mesmo quando o tema é apenas um coelho. Crédito da foto: Emidio Marques

“Aí, começou a chegar o momento em que começamos a sentir necessidade de um espaço, de um ponto físico”. Elas já alugavam um local com mil m² no Jardim das Estrelas – uma mangueira, a pequena piscina, a cozinha, banheiro e uma sala vazia, onde iam para refrescar a cabeça. Moraram lá por algum tempo.

Vida e Arte
Crédito da foto: Emidio Marques

Decidiram largar tudo e se dedicar ao novo projeto. A Inventive House física.

É uma loja? Um Spa? Um clube de campo?

Renata e Juliana trabalham em casa, no Trujillo. Remodelam (pois o que acontece é mais que uma reforma) móveis, constroem outros; Renata pinta as mandalas, e Juliana, além de suas pinturas, esculpe em argila.

A casa abriga um misto de ateliê/oficina, pequeno, cerca de 60 m², onde os trabalhos de madeira são feitos, onde estão “os instrumentos”, como Juliana define as ferramentas manuais usadas (serras tico-tico, serrotes, martelos, chaves diversas, etc) e a serra circular de bancada, que Renata usa nas peças maiores e nas mandalas. A produção acontece de segunda-feira a sexta-feira.

Leia mais  Drywall ajuda a economizar e reduz o tempo da obra
Vida e Arte
O local tem muito espaço — na construção ficam a loja e a cozinha, em frente à mangueira, onde há uma mesa com cadeiras. E a piscina empresta ainda mais beleza ao lugar. Crédito da foto: Acervo Pessoal

Nos finais de semana, é na quase-chácara do Jardim das Estrelas que as vendas acontecem. Mas a coisa vai além do simples comércio.

Dá para passar o dia. Nadar na piscina. Tomar uma cerveja, comer um penne à bolonhesa (ou ao molho branco), um sanduíche de costela, uma excelente coxinha. Tomar sucos ou um vinho tinto. Y otras cositas más. É claro que se paga por tudo isso, mas não é caro, e a sombra da mangueira, a piscina, o bronze na grama, o astral (e que astral!) são de graça.

Existe, ainda, uma possibilidade que é o Happy Art – durante a semana abre-se o estúdio e a piscina, de maneira combinada antecipadamente, para pequenos grupos de pessoas.

E, claro, lá estão os móveis, as mandalas, as esculturas, as pinturas… Tá esperando o quê? (Antonio Geremias)

Serviço

Você encontra a Inventive House no mundo virtual nos seguintes endereços: www.inventivehouse.net e www.facebook.com/inventivehousestudiosustentavel/. No mundo real, o endereço é: rua Eduardo Sandano, 315, Jardim das Estrelas, Zona Leste, Sorocaba. Os contatos podem ser feitos por aqui: inventivehouse17@gmail.com, ou pelos celulares (015) 98173-9731 e 98100-9905. Horários: sábado e domingo, das 11h às 20h. Durante a semana, a combinar.Existem móveis e móveis. Alguns – sejam eles projetados por um designer ou feitos em série numa fábrica -, você apenas entra numa loja e compra.

Comentários

CLASSICRUZEIRO