Buscar no Cruzeiro

Buscar

Todo o charme dos tijolinhos à vista

01 de Dezembro de 2019 às 00:01

Todo o charme dos tijolinhos à vista Depois da aplicação de uma tinta rala, dissolvida em água, a parede acima foi lixada para alcançar o acabamento desgastado desejado. Crédito da foto: Julia Ribeiro / Divulgação

Vai reformar a casa e quer dar uma valorizada nas paredes, mas não sabe o que fazer? Considere a ideia de utilizar o tijolo aparente -- ou tijolo à vista, como também são chamados. Trata-se de um revestimento que sempre tem sua tendência reafirmada, pois encanta e surpreende. Além de esteticamente atraente, esse material combina com diversos estilos, desde o rústico até o clássico.

No entanto, é importante observar alguns aspectos, como o tipo de material a escolher, onde é possível colocá-los, como combiná-los, etc. Para isso, as profissionais da arquitetas da Korman Arquitetos e da Oliva Arquitetura dão algumas dicas.

“É possível obter esse acabamento de três maneiras: expondo os tijolos já existentes, construindo a parede com esse objetivo e, por último, utilizando revestimentos que imitam tijolos, como os modelos feitos de porcelanato”, explica Bianca Atalla.

Antes de mais nada é preciso escolher o tipo de material a ser utilizado -- e existem, basicamente três: maciço, plaquetas e de demolição. O primeiro é o tijolo de barro tradicional, habitualmente utilizado nas construções. “Geralmente encontramos esse modelo nas cores vermelho, palha e mesclado”, diz Fernanda Mendonça. As plaquetas, por sua vez, são opções com menos espessura e maior variedade de tons. Já os tijolos de demolição são peças reutilizadas e que têm um aspecto mais rústico e marcante.

É preciso levar em conta, também algumas contraindicações. A arquiteta Carina Korman revela que não recomenda utilizar tijolinhos em área com umidade - como banheiros e cozinhas - pois se trata de um material poroso. “O contato direto com água acaba danificando o produto, que se desfaz. Nesses ambientes, o ideal é colocar um revestimento que não seja poroso, como o porcelanato”, indica.

Cuidados

Todo o charme dos tijolinhos à vista Neste projeto da Korman Arquitetos, os tijolinhos foram pintados de branco para clarear os ambientes do loft e dar um ar mais feminino ao décor. Crédito da foto: Julia Ribeiro / Divulgação

Alguns cuidados devem ser observados. Se a parede estiver lisinha, ou seja, acabada com massa e pintura, o ideal é que se faça uma série de recortes ao longo da superfície para a massa aderir melhor e o revestimento de tijolo ficar bem firme após a instalação.

A arquiteta Elisa Ju adverte que, antes de criar uma parede de tijolos aparentes, é importante verificar se o imóvel já não teve tijolos maciços em sua estrutura, principalmente quando a casa ou apartamento são antigos. “Com o tratamento adequado é possível deixar os tijolos aparentes, após descascar e fazer um acabamento de massa e uma pintura na parede”, indica.

Outro cuidado que se deve ter durante a instalação é quanto às “caixinhas” da rede elétrica na parede que irá receber o revestimento: dependendo da espessura do tijolo escolhido, talvez seja necessário trazê-la para frente.

Combina com o quê?

O tijolinho é um verdadeiro coringa, basta saber empregá-lo. Para quem gosta do efeito do tijolinho, mas tem medo do ambiente ficar rústico demais, o trio de arquitetas da Oliva Arquitetura recomenda instalar o material com junta seca -- ou seja, não colocar argamassa de assentamento cinza entre as peças. Isso deixa o resultado mais leve e refinado.

Quem gosta de uma decoração mais impactante pode optar pelas peças com cores mais “abertas”, como o tijolo vermelho tradicional. Para aqueles que buscam um visual mais discreto, por sua vez, o ideal é seguir com tons mais claros, como a palha. O importante é combinar o revestimento com o estilo pessoal de cada um e com o restante da decoração da casa.

Galeria

Confira a galeria de fotos