fbpx
Casa e Acabamento

Todo o charme dos tijolinhos à vista

Eles estão sempre em alta, seja o de barro, plaquetas ou os de demolição. E se adequam a qualquer estilo de decoração
Todo o charme dos tijolinhos à vista
Depois da aplicação de uma tinta rala, dissolvida em água, a parede acima foi lixada para alcançar o acabamento desgastado desejado. Crédito da foto: Julia Ribeiro / Divulgação

Vai reformar a casa e quer dar uma valorizada nas paredes, mas não sabe o que fazer? Considere a ideia de utilizar o tijolo aparente — ou tijolo à vista, como também são chamados. Trata-se de um revestimento que sempre tem sua tendência reafirmada, pois encanta e surpreende. Além de esteticamente atraente, esse material combina com diversos estilos, desde o rústico até o clássico.

No entanto, é importante observar alguns aspectos, como o tipo de material a escolher, onde é possível colocá-los, como combiná-los, etc. Para isso, as profissionais da arquitetas da Korman Arquitetos e da Oliva Arquitetura dão algumas dicas.

“É possível obter esse acabamento de três maneiras: expondo os tijolos já existentes, construindo a parede com esse objetivo e, por último, utilizando revestimentos que imitam tijolos, como os modelos feitos de porcelanato”, explica Bianca Atalla.

Leia mais  Quais os aparelhos que mais gastam energia elétrica?

Antes de mais nada é preciso escolher o tipo de material a ser utilizado — e existem, basicamente três: maciço, plaquetas e de demolição. O primeiro é o tijolo de barro tradicional, habitualmente utilizado nas construções. “Geralmente encontramos esse modelo nas cores vermelho, palha e mesclado”, diz Fernanda Mendonça. As plaquetas, por sua vez, são opções com menos espessura e maior variedade de tons. Já os tijolos de demolição são peças reutilizadas e que têm um aspecto mais rústico e marcante.

É preciso levar em conta, também algumas contraindicações. A arquiteta Carina Korman revela que não recomenda utilizar tijolinhos em área com umidade – como banheiros e cozinhas – pois se trata de um material poroso. “O contato direto com água acaba danificando o produto, que se desfaz. Nesses ambientes, o ideal é colocar um revestimento que não seja poroso, como o porcelanato”, indica.

Cuidados

Todo o charme dos tijolinhos à vista
Neste projeto da Korman Arquitetos, os tijolinhos foram pintados de branco para clarear os ambientes do loft e dar um ar mais feminino ao décor. Crédito da foto: Julia Ribeiro / Divulgação

Alguns cuidados devem ser observados. Se a parede estiver lisinha, ou seja, acabada com massa e pintura, o ideal é que se faça uma série de recortes ao longo da superfície para a massa aderir melhor e o revestimento de tijolo ficar bem firme após a instalação.

Leia mais  Áreas de alto tráfego exigem pisos resistentes e de fácil manutenção

A arquiteta Elisa Ju adverte que, antes de criar uma parede de tijolos aparentes, é importante verificar se o imóvel já não teve tijolos maciços em sua estrutura, principalmente quando a casa ou apartamento são antigos. “Com o tratamento adequado é possível deixar os tijolos aparentes, após descascar e fazer um acabamento de massa e uma pintura na parede”, indica.

Outro cuidado que se deve ter durante a instalação é quanto às “caixinhas” da rede elétrica na parede que irá receber o revestimento: dependendo da espessura do tijolo escolhido, talvez seja necessário trazê-la para frente.

Combina com o quê?

O tijolinho é um verdadeiro coringa, basta saber empregá-lo. Para quem gosta do efeito do tijolinho, mas tem medo do ambiente ficar rústico demais, o trio de arquitetas da Oliva Arquitetura recomenda instalar o material com junta seca — ou seja, não colocar argamassa de assentamento cinza entre as peças. Isso deixa o resultado mais leve e refinado.

Leia mais  IBBL lança purificador compacto de água

Quem gosta de uma decoração mais impactante pode optar pelas peças com cores mais “abertas”, como o tijolo vermelho tradicional. Para aqueles que buscam um visual mais discreto, por sua vez, o ideal é seguir com tons mais claros, como a palha. O importante é combinar o revestimento com o estilo pessoal de cada um e com o restante da decoração da casa.

Comentários