Buscar no Cruzeiro

Buscar

Toda a personalidade do ébano na decoração de ambientes

17 de Novembro de 2019 às 00:01

Toda a personalidade do ébano Neste projeto de Alexandre Müller e Marcelo Wolschick foi empregado o Rodapé 3454 Ébano, da Coleção Reserva. Crédito da foto: Divulgação

O ébano é uma madeira nativa da África, caracterizada por sua coloração muito escura e alto apelo estético, muito explorada na produção de mobiliário e objetos decorativos. Quando aplicada no décor, essa tonalidade confere personalidade e sofisticação aos ambientes, somados à sensação de aconchego característico da madeira.

Devido à sua rigidez e raridade, a simbologia do ébano representa nobreza e resistência, sendo popularmente utilizado como referência para ressaltar a beleza negra. Por muito tempo essa madeira foi largamente utilizada na fabricação de instrumentos musicais. Porém, além do alto custo, a exploração agressiva desse recurso natural a colocou em ameaça de extinção.

Em razão disso, a Indústria Santa Luzia, que tem a sustentabilidade como princípio, oferece no mercado perfis decorativos que reproduzem em detalhes o efeito ebanizado a partir da reciclagem de resíduos plásticos.

Na Coleção Natural, rodapés amadeirados permitem ajustes perfeitos em qualquer tipo de piso, especialmente o laminado. Já na Coleção Reserva, cores e texturas desta e outras madeiras nobres estão disponíveis em rodapés e guarnições.

Por conta das características da matéria-prima reciclada, os perfis apresentam grande resistência à umidade, além de uma maior vida útil, pois não estão suscetíveis ao ataque de pragas, fungos, cupins e mofo.