Buscar no Cruzeiro

Buscar

Telhado verde reduz temperatura e evita enchentes

23 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Telhado verde reduz temperatura e evita enchentes Cobertura natural ajuda na contenção de água e pode ser conjugada com cisterna. Crédito da foto: Divulgação Ecotelhado

A instalação de telhados verdes, principalmente em grandes centros urbanos, contribui para a redução da temperatura (no próprio imóvel e também em áreas vizinhas) e contém a vazão da água de chuvas, evitando enchentes. O telhado com vegetação se tornou mais comum nos últimos anos e também quebra a monotonia do cinza nas cidades.

Empresas especializadas nesse tipo de cobertura, como a Ecotelhado, ressaltam vantagens do telhado natural. O sistema ajuda a neutralizar as chamadas “ilhas de calor”, aumentam a biodiversidade (pois atraem pássaros, borboletas, entre outras espécies) e reduzem a emissão de carbono, atenuando a poluição do ar.

Além disso, nas residências ou empresas, o telhado verde melhora as condições de temperatura dos ambientes que estão debaixo dele, pois é isolante térmico. De acordo com a Ecotelhado, a cobertura natural reduz a temperatura em 5 graus e amplia em também 5 graus no inverno, o que diminui a necessidade do uso do ar-condicionado e aquecedor. A diminuição no valor da conta de luz pode chegar a 30%..

Telhado verde reduz temperatura e evita enchentes Jardins são formados no alto de prédios, vistos só de cima. Crédito da foto: Divulgação Ecotelhado

A longo prazo, a economia compensa os gastos iniciais, pois o telhado sustentável custa um pouco mais que o telhado de cerâmica convencional, conforme a empresa. A superfície do telhado recebe uma camada impermeabilizante de asfalto, sistema de drenagem para escoar a água da chuva, substrato de terra e, enfim, sementes de hortelã, manjericão, cebolinha, erva-cidreira e o que mais a imaginação permitir.

O telhado verde auxilia na contenção de água, limitando a vazão. Em coberturas de grandes prédios, a contribuição é maior por causa da área abrangida, assim como um condomínio de casas, por exemplo, evitando alagamentos na rua ou região ao redor.

Telhado verde reduz temperatura e evita enchentes Superfície recebe uma camada impermeabilizante de asfalto. Crédito da foto: Divulgação Ecotelhado

As enchentes acontecem por causa do excesso de áreas pavimentadas, prédios e residências em áreas de baixa altitude e o acúmulo de resíduos sólidos nas tubulações de galerias pluviais. Além do próprio telhado verde, a contenção de água pode ser ainda maior, reservando parte da água da chuva em cisternas, para ser reaproveitada depois. Entre os usos possíveis estão irrigar plantas e descarga em vasos sanitários.

As cisternas podem ser construídas debaixo dos telhados ou à parte, no mesmo terreno do imóvel. A água da chuva, em vez de ser direcionada para a rua, vai para esse reservatório. O uso de cisternas contribui ainda para a redução no consumo de água que vem da rede.

Galeria

Confira a galeria de fotos