Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tecnologia traz economia e agilidade para a construção

05 de Abril de 2019 às 23:31

Tecnologia traz economia e agilidade para a construção BIM: todos os desenhos de uma obra são reunidos na construção de uma planta em 3D. Crédito da foto: Reprodução da Internet

Casas construídas em 24 horas por meio de impressão 3D. Drones que avaliam a temperatura de revestimentos cerâmicos. Uso da inteligência artificial para prever problemas, como distratos de imóveis, com até um ano de antecedência, ou internet das coisas para predizer o desgaste de peças em elevadores. No mundo inteiro, inovações disruptivas ou incrementais chegam ao setor da construção civil.

“A adoção de algumas dessas tecnologias ainda engatinha no Brasil, já que o setor está saindo de uma crise de quatro anos”, diz o diretor de Operações da Even, Marcelo Morais. Segundo ele, as construtoras investiram principalmente em formas de reduzir custos e desperdícios e ampliar eficiência, como o uso de plataformas de Business Intelligence (BI) ou de Modelagem de Informação da Construção (BIM, da sigla em inglês).

O termo Business Intelligence (BI), inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que ofereçam suporte à gestão de negócios. É o conjunto de teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em informação útil para tomadas de decisões estratégicas.

A Even, por exemplo, adquiriu há dois anos um módulo específico de projetos de BI. “A gente levou um ano para customizar a ferramenta e hoje conseguimos uma gestão detalhada de todas as obras em um único sistema, que pode ser acessado pelo celular. Qualquer revisão do projeto pode ser feita na obra”, explica Morais. Com o uso da ferramenta, o responsável consegue prever, entre outras questões, o impacto que o atraso pontual de um produto ou serviço pode causar em uma ou várias obras ao mesmo tempo.

Outra plataforma que começa a se expandir no Brasil é a BIM. Na Even, por exemplo, o BIM foi adotado apenas por parte dos fornecedores e está nas fases iniciais. Todos os desenhos de uma obra são reunidos na construção de uma planta em três dimensões, garantindo que eventuais interferências entre os diversos projetos - anteriormente desenvolvidos separadamente - sejam antecipadas, reduzindo a necessidade de ajustes e custos extras no meio da obra.

Internet das coisas

A internet das coisas, que começa a se consolidar na automação residencial e comercial, também chegou nos bastidores das obras. Um exemplo são os elevadores. Todas as unidades da fabricante Schindler já contam com uma solução digital que usa algoritmos de inteligência artificial para identificar, de forma preditiva, possíveis ocorrências na operação dos equipamentos.

Tecnologia traz economia e agilidade para a construção Para Fábio Dans, da Atlas Schindler, com o uso da internet das coisas, “há uma efetiva redução da inatividade dos equipamentos”. Crédito da foto: Reprodução da Internet

As informações são compartilhadas em tempo real com o centro de operações da empresa, técnicos em campo e pelos administradores do edifício. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com GE, Huawei, Apple e Vivo. “Com o uso do sistema, há uma efetiva redução da inatividade dos equipamentos”, destaca Fábio Dans, supervisor do Schindler Ahead.

O síndico profissional Fernando Fernandes foi o primeiro a adotar a solução, em outubro do ano passado, num condomínio em Jundiaí, no interior de São Paulo. “Tivemos redução de 80% no volume mensal de atendimentos feitos pela empresa”, explica.

Tecnologia traz economia e agilidade para a construção Fernando Fernandes, síndico profissional, defende o uso da internet das coisas: “Tivemos redução de 80% no volume mensal de atendimentos”. Crédito da foto: Reprodução da Internet

Segundo ele, o edifício conta com 160 salas, sendo que 75% estão ocupadas, com predominância de escritórios de advocacia e consultórios médicos. ‘Nossa frequência é de oito mil visitantes por mês, além dos 780 funcionários que fazem, pelo menos, quatro viagens nos elevadores por dia. “O uso permite intervenção da equipe de manutenção preventivamente, sem interrupção do serviço e isso é muito importante em um prédio comercial”.

Modelagem de Informação da Construção

A tecnologia BIM é uma metodologia de modelagem 3D, que dá aos profissionais de engenharia e arquitetura toda a informação necessária para planejar, projetar, executar e gerenciar edificações com muito mais eficiência. Tradicionalmente, arquitetos e engenheiros elaboram seus projetos em softwares de desenho 2D. Mas o sistema BIM dá vários passos à frente. O profissional tem acesso e controle sobre todas as etapas e informações de uma edificação, incluindo:

Objetos que compõem a obra

  • Detalhamento do projeto físico do objeto, em 2D e 3D simultaneamente
  • Materiais que serão utilizados
  • Fornecedores
  • Restrições físicas ou de posição
  • Custo total

Além disso, toda alteração feita no projeto é compartilhada, em tempo real, entre arquitetos, clientes, construtores, engenheiros e outros atores relevantes, que trabalham juntos, em um único processo inteligente e compartilhado.

Para utilizar o sistema BIM, é necessário baixar um software de modelagem, como Autodesk Revit ou Vector Works, por exemplo. Empresas fornecedoras, como as que produzem materiais para construção, disponibilizam seus objetos para serem usados no projeto. Mas, para aproveitar todas as funcionalidades do sistema, é necessário conhecê-lo bem. Há diversos manuais disponíveis na Internet para isso. A CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) disponibiliza uma Coletânea Implementação do BIM para Construtoras e Incorporadoras, em cinco volumes. Já o Blog Mais Engenharia (https://maisengenharia.altoqi.com.br/category/bim/) criou, em formato e-book, o Manual BIM: O que você precisa saber sobre essa ferramenta de inovação. Ambos são gratuitos. (Informações buscadas no seguinte linque: https://www.amigoconstrutor.com.br/mercado/tecnologia-bim/)

Business Intelligence

Quais são os principais benefícios que se pode obter ao usar o Business Intelligence (BI) na construção civil?

Redução de erros: ao começar a utilizar um software como o BI o nível de gestão fica muito mais acertado, diminuindo assim a possibilidade de perpetuar algum vício que aconteça em uma parcela muito pequena do projeto.

Planejamento rápido: com a quantidade de informações que poderão ser usadas com o BI na construção civil, é possível planejar e estabelecer metas muito rapidamente, o que garante a execução do projeto com mais antecedência e, portanto, sua conclusão mais rápida também.

Tecnologia traz economia e agilidade para a construção BI: uma gestão detalhada de todas as obras em um único sistema, que pode ser acessado pelo celular. Crédito da foto: Reprodução da Internet

Planejamento econômico: será mais fácil para focar nos gastos excessivos, principalmente com materiais, ou utilização de serviços que não são mais suficientes para o avanço da empresa.

Capacidade de edição: uma das melhores peculiaridades de se utilizar o Business Intelligence (BI) é a sua capacidade de edição, ou melhor personalização do sistema, que garante que se adeque aos mais diferentes segmentos empresariais, incluindo a construção civil.

Mobilidade: Business Intelligence, depois de programado, pode ser acessado a qualquer momento, de qualquer plataforma; isso fornece aos usuários uma ótima mobilidade, visto que poderá ser atualizado a partir de um smartphone. Informações buscadas no seguinte linque: https://www.psasistemas.com.br/tecnologia/o-uso-do-bi-na-construcao-civil/ (Da Redação com informações de Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos