Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tapetes devem ser lavados em quanto tempo?

19 de Janeiro de 2020 às 00:01

Limpeza mais profunda deve ser feita, em média, a cada seis meses. Crédito da foto: Divulgação

 

Os tapetes, principalmente os maiores e mais felpudos, acumulam poeira e todo tipo de sujeira, até migalhas de biscoitos para quem tem crianças em casa e não consegue fazer com que não comam na sala de estar. Aspirador, escova, pano umedecido ou mesmo uma limpeza rápida com vassoura têm de ser frequentes, pelo menos uma vez por semana.

A lavagem com água e sabão também é necessária, embora muita gente deixe sempre para depois essa limpeza mais profunda. Existem ainda lavanderias que fazem esse serviço, indo buscar o tapete em casa e depois devolvendo-o, limpinho. Para quem vai lavá-lo em casa, se o tapete for grande, o melhor é levar o tapete para o quintal, estendê-lo e lavá-lo de uma vez. Para pessoas que não têm muito espaço em casa, a lavagem pode ser feita por partes, na área de serviço.

De acordo com lavanderias especializadas. o tempo para a lavagem do tapete depende das particularidades da sua fabricação e do tipo de exposição que ele está submetido. Contudo, uma limpeza profunda deverá ser feita, em média, de seis em seis meses, principalmente naqueles tapetes que possuem fibras altas e volumosas, como lã e algodão.

Para mancha de vinho, lavagem deve ser imediata. Crédito da foto: Divulgação

Os tapetes de fibra sisal ou juta precisam ser limpos semanalmente ou quinzenalmente (quando são pouco pisados). O ideal é que sejam aspirados dos dois lados, pois facilmente se acumula entre suas tramas partículas de sujeira e areia. A lavagem também deve ser a seco, porque a água amolece e apodrece o material.

Tapetes que são tingidos devem ser lavados quando suas fibras ficam endurecidas pela sujeira acumulada. Dessa forma não desbotam com facilidade.

Quando há urina de animais ou ocorrência de acidentes como, por exemplo, vinho derramado, graxa, óleo, entre outros, a lavagem precisa ser feita imediatamente. Assim, evitam-se cheiros impregnados e manchas que depois ficam difíceis de sair.

Galeria

Confira a galeria de fotos