Buscar no Cruzeiro

Buscar

Subway tiles: azulejos de metrôs americanos para dentro de casa

26 de Julho de 2020 às 00:01

Subway tiles: azulejos de metrôs americanos para dentro de casa As cores básicas do subway tile são branco, cinza e preto. Crédito da foto: Guilherme Pucci / Divulgação

O estilo industrial marcou seu espaço na decoração: paredes de tijolinhos, concreto, conduletes e vigas aparentes, ambientes integrados, janelas largas são alguns elementos. Os subway tiles, azulejos característicos das antigas estações de metrô de Nova Iorque, Paris e Londres, é um dos elementos desse estilo, bastante usado atualmente em cozinhas, banheiros e outros ambientes da casa.

O revestimento vem ganhando posições na arquitetura de interiores. A versatilidade proporciona variadas composições de ambientes. Os famosos retângulos, criados pelos designers George C. Heins e Christopher Grant La Farge, apareceram pela primeira vez na inauguração do metrô de Nova Iorque e têm mais de 115 anos de história.

“Desde então, novas cores, acabamentos e formas de aplicação somaram-se à alta resistência, durabilidade, facilidade de manutenção e, sobretudo, ao charme genuíno e personalidade que o subway tile entrega aos projetos”, diz Júlia Guadix, à frente do escritório Liv’n Arquitetura. Ela aprecia as características do material e o utiliza em seus projetos. A arquiteta preparou um roteiro com inspirações e informações sobre o os subway tiles.

Subway tiles: azulejos de metrôs americanos para dentro de casa Na cozinha, os “azulejos do metrô” podem ser aplicados na parede junto à pia. Crédito da foto: Guilherme Pucci / Divulgação

O revestimento é “de fácil aplicação e manutenção, versátil e com um ótimo custo benefício, já que o metro quadrado pode ser encontrado a partir de R$ 40, dependendo do modelo e da cor”, segundo Júlia. Os azulejos de metrô contribuem para decoração de estilos industrial e moderno.

O subway tile é uma espécie de coringa que pode ser aplicado em qualquer ambiente, a depender da proposta do projeto. Com um uso mais frequente em banheiros, cozinhas, garagens e áreas externas em geral, Júlia afirma que nada impede que o revestimento também seja eleito para constituir salas de jantar, estar e até mesmo um dormitório. “Nesses casos, o importante é ter em mente que, por ser um material mais ‘frio’, precisamos apostar na mistura com elementos mais quentes, como tecidos e madeira”, explica.

Em cozinhas, a arquiteta destaca dois pontos principais para aplicação: o espaço que abrange a pia e os armários superiores, além da opção de meia parede (aproximadamente 1,10 metro de altura do piso para cima) finalizada com pintura na parte superior. Nos banheiros, o revestimento pode ir em todo o ambiente, inclusive na área do box.

Subway tiles: azulejos de metrôs americanos para dentro de casa Uso é frequente nos banheiros, inclusive na parte do box. Crédito da foto: Guilherme Pucci / Divulgação

Os azulejos são encontrados no mercado em diversas cores, ampliando as possibilidades de composições. “Posso especificar desde o branco original, até os tons mais vibrantes, como azul, vermelho e amarelo, passando por uma paleta mais neutra, como o nude e o preto”, diz a arquiteta.

A indústria cerâmica trouxe novos acabamentos para combinar com o brilhante: o polido, fosco e até com relevo. Os formatos também podem variar, podendo ser mais ou menos compridos, mas sempre retangulares. Outros modelos trazem um componente a mais de charme: as bordas bisotadas. Isso quer dizer que as extremidades do azulejo possuem um acabamento levemente chanfrado, permitindo um dinamismo no arranjo.

O formato retangular permite combinações, desde a maneira mais tradicional encontrada nos metrôs, seguindo para diagramações na vertical, diagonal, simétrica ou alinhada. “Tenho observado que as mais atuais são as disposições conhecidas como escama e a espinha de peixe”, descreve Júlia.

Subway tiles: azulejos de metrôs americanos para dentro de casa Além do estilo industrial, revestimento agrada ao toque. Crédito da foto: Guilherme Pucci / Divulgação

Os subway tiles são polivalentes e volta e meia surgem formas de destacá-los ainda mais na decoração. Os rejuntes, com maior ou menor contraste em relação a cor dos azulejos, podem produzir uma grande diferença no resultado, pois destacam o formato e a paginação dos azulejos. Por outro lado, rejuntes no mesmo tom do azulejo ajudam a criar um plano mais clean e liso.

Atualmente, o mercado conta com quatro principais versões: branco, preto, cinza e o colorido. O rejunte branco com o subway tile no mesmo tom é o mais clássico de todos, combinando com as propostas mais retrôs, diz a arquiteta. Se a ideia for o contraponto, basta apostar nos azulejos brancos ou pretos com rejuntes opostos a sua tonalidade, sugere. Os mais ousados podem investir em outras cores, todavia é preciso observar para não deixar o espaço sobrecarregado.

Galeria

Confira a galeria de fotos