Buscar no Cruzeiro

Buscar

Startup leva diversidade de projetos para loteamentos

08 de Dezembro de 2019 às 00:01

Startup leva diversidade de projetos para loteamentos Projeções de casas são vistas pelo tablet no próprio local do empreendimento. Crédito da foto: Divulgação Instacasa

A escolha do projeto para a construção da casa é uma necessidade fundamental para quem compra um terreno e pretende construir. Apenas no Estado de São Paulo são licenciados aproximadamente 150 mil lotes por ano, de acordo com estudo da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (Adit Brasil).

Para ajudar nessa tarefa, os empreendedores Maurício Carrer, Denis Cossia, Alexandre Hepner e Odilon Castriota criaram a InstaCasa, uma construtech que permite a compradores visualizem uma grande variedade de projetos de arquitetura adequados a cada lote, oferecida no lançamento do empreendimento. O InstaCasa mostra diferentes projetos conforme características do terreno, como relevo, forma e tamanho.

Desde 2017, a startup atuou com mais de 15 loteadoras na fase de vendas. O potencial comprador pode acessar o projeto, vendo como ficariam as divisões e espaços internos do imóvel.

Startup leva diversidade de projetos para loteamentos É possível aplicar filtros, como estilo e número de dormitórios. Crédito da foto: Divulgação Instacasa

Segundo Maurício Carrer, CEO da InstaCasa, a ideia é reduzir as incertezas quanto ao que pode ser construído, aumentando a percepção de valor no momento da compra, com um projeto que satisfaça as necessidades do comprador.

“É possível aplicar filtros na busca pelo projeto ideal como, por exemplo, o número de dormitórios, área construída e até estilo. Já chegamos a desenvolver mais de 500 modelos diferentes para um único empreendimento. A ideia é que, independente da necessidade do comprador, ele ache o projeto ideal na plataforma”, descreve Carrer.

A apresentação adequada do projeto elimina a percepção de que um lote é ruim em função de altas declividades, por exemplo, pois existem boas soluções arquitetônicas para qualquer tipo de lote, diz Maurício Carrer, que também é arquiteto, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Startup leva diversidade de projetos para loteamentos Há projetos de sobrados para aproveitar melhor lotes pequenos. Crédito da foto: Divulgação Instacasa

Até o final de 2019 a InstaCasa estará presente em mais de 35 empreendimentos em cinco Estados do País, e espera dobrar este número até o final de 2020. “O setor de loteamentos é bastante tradicional e pulverizado, não existem muitas iniciativas de inovação voltadas a este mercado. Por isso, queremos levar mais tecnologia e dinamizar os processos de venda e ocupação dos empreendimentos”, destaca o executivo.

Galeria

Confira a galeria de fotos