Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sem medo de cozinhar e acertar nas cores

08 de Março de 2020 às 00:01

Sem medo de cozinhar e acertar nas cores Ladrilhos hidráulicos agregam estilo à decoração das cozinhas, como no projeto assinado pela arquiteta Karina Korn. Crédito da foto: Eduardo Pozella Divulgação

Não há dúvidas de que a cozinha é um espaço inspirador da casa para testar novos pratos e descobrir sabores, principalmente para quem gosta de cozinhar na companhia da família e amigos. Deixando de lado os tons neutros, ela ganha uma paleta mais ampla em novos projetos de decoração e se transforma em um ambiente alegre e com muita personalidade. Uma certa ousadia faz bem nos temperos e também no colorido.

De acordo com a arquiteta Karina Korn, o primeiro passo para quem deseja investir em uma decoração exuberante na cozinha é escolher uma cor principal para depois acrescentar as demais tonalidades. “A escolha do tom principal é importante para ser a base da paleta cromática e, assim, conseguirmos visualizar com mais precisão quais as demais cores que podemos adicionar a partir dela. Trabalho dessa forma para evitar que o ambiente fique exagerado e com muita informação”, explica.

Sem medo de cozinhar e acertar nas cores Azul claro em toda a marcenaria deu leveza à cozinha. Crédito da foto: Julia Ribeiro / Divulgação

A profissional observa que as cores podem aparecer em diversos pontos do ambiente, desde a marcenaria, revestimentos, paredes, louças, objetos e, até mesmo, eletrodomésticos. “Vale usar a criatividade para explorar a melhor forma de transformar a cozinha em um ambiente colorido e harmonioso, oferecendo estilo e ousadia ao espaço”, diz Karina.

Veja alguns exemplos de materiais e soluções para melhorar o visual desse espaço fundamental da casa.

Ladrilho hidráulico - Os ladrilhos hidráulicos estão sempre em alta e podem agregar muito estilo para a decoração das cozinhas. No projeto assinado pela arquiteta Karina Korn, o revestimento de base artesanal foi o ponto de cor da cozinha prioritariamente neutra, trazendo estilo e leveza com o uso das cores e formatos geométricos das peças.

Sem medo de cozinhar e acertar nas cores Bancadas e revestimentos tiveram inspiração solar, com cores claras e fortes. Crédito da foto: Luis Gomes / Divulgação

Leveza colorida - Após tirarem as paredes que a separavam da sala e quebrar a divisão com a lavanderia, as arquitetas do escritório Oliva Arquitetura aumentaram o tamanho da cozinha e investiram em tons suaves para criar um ambiente colorido, mas que fosse também aconchegante e equilibrado. Assim, o azul clarinho com toque acinzentado reveste toda a marcenaria principal e transforma a cozinha em um ambiente simples e elegante.

Inspiração solar - Os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, receberam um pedido especial de sua cliente: uma cozinha solar, alegre e festiva. Assim, os profissionais optaram pelo amarelo como cor principal do ambiente, que aparece em diversos pontos, desde a bancada de laca amarela até o revestimento.

Sem medo de cozinhar e acertar nas cores Amarelo vibrante está na geladeira e parte do armário. Crédito da foto: Carlos Piratininga / Divulgação

Geladeira vibrante - Um estudo de cores deu vida a este projeto ousado assinado pela arquiteta Cristiane Schiavoni. Após investir no amarelo em parte da marcenaria, a profissional também optou por usar adesivo do mesmo tom para revestir a geladeira, criando um ambiente moderno e divertido.

Galeria

Confira a galeria de fotos