Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saiba como escolher a fechadura e a porta adequadas para cada ambiente

13 de Setembro de 2018 às 09:00

A escolha da porta e da fechadura mais adequada para cada ambiente da casa deve considerar muitos fatores. Por exemplo: é preciso que a porta resista à ação do tempo? Tem que ser decorativa ou funcional? A fechadura precisa atender qual nível de segurança? Ela deve ser especial, de acordo com o tipo de porta?

Essas são algumas dúvidas que surgem na hora de comprar portas e fechaduras. Algumas dicas do blog da Leroy Merlin ajudam na escolha ideal para cada ambiente, além de detalhar modelos e usos.

Para a entrada da casa, são mais adequadas as portas de madeira, que devem ser reforçadas. Foto: Divulgação

Portas

1. Ao escolher a melhor porta para o seu ambiente é preciso pensar em combiná-la com o projeto de decoração do ambiente. Isso quer dizer que portas de entrada podem ser diferentes de portas usadas no interior da casa, mas que uma sala de estar com proposta mais rústica não pode receber uma porta que tenha ares modernos.

2. Com a decoração em mente, escolher o material que deseja para a porta é o primeiro passo. O mais comum para portas residenciais é apostar na madeira, justamente por ser um material resistente e que transmite conforto e aconchego. No mercado, existem opções de portas de madeira sólida, semisólida e maciça. As últimas são as únicas resistentes a umidade direta, mas portas de madeira sólida também são de boa qualidade e funcionam como portas de acesso em ambientes protegidos de chuva.

3. Além da madeira, há modelos de ferro, alumínio, metal ou vidro. É preciso considerar, no entanto, que portas de entrada, por exemplo, precisam ser resistentes para garantir a segurança da residência - por isso, é preciso tomar cuidado com portas de vidro. Modelos de alumínio e metal são muito práticos, mas não transmitem conforto para a casa.

4. Se a opção for pela porta de madeira, você deverá escolher entre alguns modelos. Os mais comuns são os de uma folha, mas também é possível optar por uma porta “dupla” (principalmente em casas). Para a entrada, portas pivotantes (aquelas que giram em torno de um eixo vertical) ficam muito bem e se tornam peça de decoração.

5. Pensando em funcionalidade, cômodos pequenos e que precisam ter o espaço otimizado podem receber uma porta de correr ou sanfonada. Se não for o caso, portas de madeira semi-ocas funcionam bem para espaços internos, pois não são tão pesadas nem tão caras. As portas venezianas (muito comuns em acessos para sacadas e em banheiros) são boas para ambientes que precisam de circulação de ar.

[irp posts="13095" name="Confira dicas para economizar na reforma e construção"]

 

Fechaduras

Para a escolha da melhor fechadura, o guia deve ser o fator segurança. Também entra o tipo de porta, de chave e de acabamento.

As fechaduras eletrônicas são bastante seguras, podendo utilizar sistema de senha, biometria e cartão de acesso. Foto: Divulgação

1 - Fechadura elétrica: é aberta por meio de um botão e tem uso comum em portões externos de edifícios, mas também pode ser utilizada em portas de madeira, metal ou vidro. Os modelos variam com relação ao tipo de instalação (de sobrepor ou encaixada na folha da porta).

2 - Fechadura eletrônica: existem modelos de sobrepor (que não contam com maçanetas) e de embutir (com maçanetas). As fechaduras eletrônicas são boas para acessos à residência, pois sua principal funcionalidade é garantir mais segurança. Os sistemas variam entre biometria, senha e cartão de acesso.

3 - Fechadura manual: são as fechaduras tradicionais, com chave. Os modelos variam em design e também em nível de segurança, sendo alguns indicados para ambientes internos e, outros, para fechaduras de entrada. Nas portas de acesso, o ideal é que sejam combinadas a uma fechadura eletrônica de sobrepor ou uma trava de segurança.

4 - Fechaduras especiais: portas de correr e pivotantes pedem dois modelos de fechadura específicos. Para as primeiras, são indicadas fechaduras que têm um trinco “de papagaio” e contam com um gancho responsável pelo fechamento da porta. Para uma porta pivotante, o ideal é uma fechadura composta por um trinco “rolete”, garantindo o elo entre a porta e o batente.

Galeria

Confira a galeria de fotos