Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saiba como criar o efeito de cimento queimado

25 de Maio de 2019 às 00:01

Como criar o efeito de cimento queimado? O processo pode usar massa colorida, a ser aplicada com a desempenadeira de cantos redondos, para obter um bom resultado. Crédito da foto: Reprodução da Internet

Está pensando em reformar a casa? A textura de cimento queimado é uma ótima opção para decorar os ambientes de forma diferente e personalizada. A parede de cimento queimado é feita com um tipo de massa acrílica específica para gerar efeitos decorativos belíssimos. O resultado é uma decoração moderna, contemporânea e elegante no seu cômodo.

[irp posts="96883" ]

 

Além do cimento queimado, você pode utilizar a mesma massa para conseguir diversas texturas, como mármore, madeira e bambu. E existem massas em cores diversas! A forma de aplicação e as cores escolhidas são o que diferenciam um efeito do outro. Lembre-se que, por ser elaborado com uma textura acrílica, o efeito não pode ser utilizado em áreas externas. Ambientes que tenham muito contato com água, como lavanderias, também não são indicados.

O que é necessário

Você vai precisar de:

Massa para efeito; espátula; bandeja; lixa fina; fita crepe; desempenadeira de aço inox com ponta arredondada; cera em pasta incolor.

Como criar o efeito de cimento queimado? Crédito da foto: Reprodução da Internet

A massa para efeito é um revestimento liso que permite criar o efeito de parede de cimento queimado. O uso da desempenadeira de aço inoxidável com cantos arredondados é essencial para garantir um acabamento liso à parede. A massa já vem pronta para uso, ou seja, não precisa ser diluída em água para ser aplicada. Cria efeitos como concreto aparente, mármore, cimento queimado, bambu e madeira. Além disso, pode ser aplicada tanto em superfícies novas, sem pintura, como em paredes que já estão pintadas.

Passo a passo da aplicação

1- A primeira coisa que você deve saber é que o efeito de cimento queimado se sobressai melhor em paredes brancas. Caso a parede do seu cômodo já seja branca, avance para o próximo passo. Se a sua parede for de qualquer outra cor, aplique pelo menos uma demão de tinta branca antes de iniciar a aplicação do efeito.

2- Proteja todo o ambiente que receberá a pintura, desde as paredes até os móveis. Cole fita crepe nas laterais e no teto das paredes para limitar a área de aplicação, e disponha jornais no chão.

3- Depois, deve-se preparar as paredes para receber a pintura. A superfície deve estar limpa e nivelada, sem resíduos de gordura, sujeiras e outras imperfeições.

4- Despeje a massa acrílica na bandeja. Não precisa diluí-la, pois ela já vem pronta. Ela é à base d’água e não apresenta cheiro nenhum, sendo perfeita para decorar ambientes internos com segurança.

Como criar o efeito de cimento queimado? O uso da lixa para dar acabamento pode ser suplementado com um pano para retirar poeira. Crédito da foto: Reprodução Internet

5- Comece a aplicação. Com ajuda da espátula, disponha um pouco da massa na desempenadeira e aplique na parede fazendo movimentos aleatórios e circulares. Cubra toda a parede com uma camada fina e regular, e não se preocupe com o aspecto feio que ela terá nessa etapa.

6- Espere a primeira demão secar por 8 horas. Depois, aplique a segunda demão exatamente como você aplicou a primeira. Movimentos aleatórios, circulares e suaves.

7- Caso você queira um efeito profissional, é recomendável lixar a parede. Aguarde de duas a quatro horas entre as demãos e utilize uma lixa d’água 600. Repita o processo entre as 2 demãos para suavizar os relevos e conseguir um resultado bem liso. Caso prefira um acabamento mais rústico, não precisa lixar.

8- Aguarde novamente a secagem e limpe toda a superfície com um pano seco.

9- Em seguida, aplique uma demão de cera em pasta incolor com uma flanela ou uma esponja. Esse processo serve para dar polimento à parede, promovendo um brilho bem discreto à pintura.

Galeria

Confira a galeria de fotos