Buscar no Cruzeiro

Buscar

Refúgio à beira mar, com luxo e sofisticação

24 de Maio de 2020 às 00:01

Refúgio à beira mar, com luxo e sofisticação Sala de estar tem grandes áreas envidraçadas para apreciar a vista e acesso direto à área de lazer. Crédito da foto: Sérgio Israel / Divulgação

O sonho de muita gente, após a quarentena social devido à pandemia de coronavírus, é de passar uma temporada numa ampla e aconchegante casa de praia. Dando asas à imaginação, mas com os pés na realidade, a arquiteta Patrícia Penna e sua equipe, assinam o projeto de interior de um refúgio no litoral norte paulista, com bastante espaço e uma ótima vista para o mar.

A área externa, destaque do projeto, conta com uma piscina semicoberta, além de um grande gramado de frente para a praia. Para deixar o ambiente paradisíaco, espécies como coqueiros, orquídeas, guaimbés e até uma jabuticabeira se sobressaem no paisagismo. O deck ecológico recebeu as espreguiçadeiras para os momentos ao sol. Em todo a área de lazer, o mobiliário escolhido tem estruturas de alumínio, acabamentos em couro náutico, fibras sintéticas ou telas, ideais para suportar as intempéries, de acordo com o escritório de arquitetura.

Mais oportunidades para curtir a companhia da família e dos amigos, menos tempo gasto nos cuidados com a casa. Esses foram os pedidos dos proprietários. “Eles queriam uma residência ampla e confortável, com revestimentos de fácil manutenção”, confirma o arquiteto João Paulo Duque, do escritório. “E assim, o projeto superou as expectativas dos nossos clientes, ao oferecermos soluções práticas, que resultaram em ambientes modernos e fluidos”, continua.

Refúgio à beira mar, com luxo e sofisticação O hall da escada para o andar superior é todo revestido de painéis de madeira. Crédito da foto: Sérgio Israel / Divulgação

A decoração se valeu de alternativas mais práticas e minimalistas. “Os clientes optaram por materiais usualmente aplicados em projetos urbanos, e ainda assim manter a atmosfera de casa de praia”, diz João Paulo. No living há um sofá e duas confortáveis poltronas em tons neutros, todos da Artefacto, em sintonia com a atmosfera minimalista da decoração. “Os layouts fluídos e sem exageros são compostos por um mobiliário simples, porém sofisticado. A sensação de continuidade dos ambientes fica por conta do piso em porcelanato técnico de cor clara”, relata o arquiteto.

A sala de jantar é integrado com o espaço gourmet. A mesa com pés de aço inox, fica completa com 12 cadeiras forradas de linho com algodão, revestimento predominante em quase todos os móveis. Estrategicamente posicionado entre o living e o jantar, composto por duas confortáveis chaises, uma área de leitura é a transição entre o relaxamento do living, e o lazer da área externa. Há poucos móveis e objetos, que trazem equilíbrio.

A equipe de arquitetos solucionou um problema nos acessos à suíte de hóspedes e lavabo, lado a lado e antes do acesso ao elevador. “Esteticamente, estes vãos criavam um ruído visual muito indesejado, numa área tão importante, como o hall de entrada. A solução proposta foi mimetizar estas portas num sistema de painéis e portas (Ornare). Assim, elas ficaram quase imperceptíveis entre elegantes painéis de madeira”, comenta João Paulo.

Refúgio à beira mar, com luxo e sofisticação Na parte externa da casa, a piscina e os coqueiros compõem a paisagem ideal. Crédito da foto: Sérgio Israel / Divulgação

A suíte master, entre outras cinco suítes, tem uma bela vista para a praia. O quarto ganhou um mobiliário com linhas retas e uma paleta de cores neutras (Alfa Marcenaria e Armando Traldi). Completando a suíte, o banheiro foi pensado para o relaxamento após um dia na praia. O revestimento do piso é o mesmo nas paredes, o que dá um aspecto homogêneo.

O projeto luminotécnico (Iluminare) da residência cumpre duas funções; a técnica e cênica, contribuindo para a sensação de conforto e tranquilidade. A principal proposta da iluminação foi enaltecer aspectos marcantes da arquitetura. “No hall de entrada o destaque está nos painéis de madeira e na parte externa a ideia é engrandecer as linhas retas da construção”, explica João Paulo.

Galeria

Confira a galeria de fotos