Buscar no Cruzeiro

Buscar

Redes em janelas de apartamentos são seguras?

22 de Dezembro de 2019 às 00:01

Redes em janelas de apartamentos são seguras? Malhas entrelaçadas são de polietileno ou de poliamida. Crédito da foto: Divulgação

As redes de proteção são indispensáveis para quem quer garantir a segurança de crianças e animais de estimação em apartamentos e residências que ofereçam risco de queda de janelas, sacadas e varandas. Elas são feitas de malhas entrelaçadas, de polietileno ou poliamida (nylon), que se destinam a proteger contra o risco de queda.

As redes de proteção são indispensáveis para quem tem filhos menores de 12 anos ou animais de estimação, pois o risco de esquecer uma janela aberta, ou da criança abrir a janela é grande, informa a equipe do site ArquiDicas. As redes são indicadas mesmo para apartamentos com pessoas que não têm filhos ou animais, mas que costumam receber crianças.

Apesar da proteção, as redes podem ser cortadas com tesoura ou faca, e até mesmo serem retiradas por um adulto, soltando-a dos ganchos. A recomendação é nunca deixar uma criança sozinha em casa para não haver risco de acidentes domésticos.

As telas de proteção são muito utilizadas em janelas, parapeitos, sacadas, mezaninos, escadas e varandas. Previne inclusive a queda de objetos, como vasos.

De acordo com o site ArquiDicas, existem normas técnicas específicas para as redes de proteção: a NBR 16046/2012, que se divide em NBR 16046-1 (fabricação da rede de proteção); NBR 16046-2 (corda para a instalação da rede de proteção) e NBR 16046-3 (instalação). As normas tratam exclusivamente de redes de proteção para janelas, sacadas, escadas, mezaninos, parapeitos, floreiras e outros lugares que necessitem de segurança.

Redes em janelas de apartamentos são seguras? Telas evitam acidentes em janelas e sacadas de prédios. Crédito da foto: Divulgação

As redes de proteção podem ser de poliamida (nylon) ou polietileno. A de polietileno tem aspecto plástico e conta com alta resistência ao desgaste por ser impermeável. A rede de poliamida, ou nylon, se assemelha a um tecido -- não é impermeável, portanto acaba absorve água e impurezas, adquirindo com o tempo um aspecto sujo.

A norma técnica de fabricação determina que as redes de proteção não podem ser de material reciclado, devem resistir à propagação do fogo, suportando 50 graus ou mais e ter resistência de cargas de pressão longitudinal e transversal de 500 Newtons (N)/malha.

A instalação de redes de proteção deve ser feita por empresa especializada, orienta o ArquiDicas. É importante na instalação tensionar corretamente as tramas para garantir de fato a proteção contra a queda. As redes são presas em ganchos fixados na alvenaria ou madeira com ganchos e buchas. A distância de cada gancho não pode ser maior que 35 centímetros.

Galeria

Confira a galeria de fotos