Buscar no Cruzeiro

Buscar

Qual a diferença entre papel de parede e adesivo vinílico?

25 de Outubro de 2020 às 00:01

Qual a diferença entre papel de parede e adesivo vinílico? O papel de parede geométrico garantiu uma personalidade moderna ao quarto do bebê. Crédito da foto: Julia Herman

Embora com a mesma finalidade de revestimento, ambos apresentam características bem diferentes, envolvendo o material e a técnica de aplicação. Antes de escolher o melhor tipo para o seu ambiente, é preciso conhecer e detalhar as opções. Quem tira as dúvidas é a arquiteta Isabella Nalon, do escritório que leva seu nome. “Tanto um, como outro, contribuem para decorar o ambiente, agregando personalidade, estilo e elegância conforme a estampa escolhida”, revela.

Mais sofisticado e elegante, o papel de parede consegue emular mais de um tom, além de evidenciar texturas e efeito metálico. “Devido ao efeito plastificado, o adesivo vinílico não consegue transmitir essas sensações”, explica a arquiteta.

O modelo mais conhecido é o papel de parede convencional, encontrado em diversas cores, estampas e texturas. Ao passo que proporciona maior durabilidade comparado ao adesivo, e qualidade de acabamentos, depende de uma cola específica para sua aplicação e a experiência de um instalador. “Ainda que o custo para instalação possa parecer maior, o rolo com maior metragem e as características do papel de parede acabam por compensar o investimento. Sem contar que podem durar até 15 anos”, compara Isabella.

Já o papel adesivo registra como benefício a fácil colocação, pois possui sua própria cola no verso, não havendo a necessidade de complemento: basta apenas contar com o auxílio de uma espátula para evitar a formação de bolhas. “Na impossibilidade de contratar um profissional, o adesivo simplifica a vida de quem deseja se arriscar. No entanto, saliento que a sua durabilidade é menor, uma vez que o desenho impresso tende a perder a cor com o passar dos anos”, destaca a arquiteta. Devido essa particularidade, o adesivo não deve compor superfícies com incidência direta da luz solar.

Por ser produzido em vinil, o papel adesivo é liso ao toque, impossibilitando assim o uso de texturas, somente cores e estampas. “As estampas imitam com primor os mais diferentes tipos de materiais, como madeira e pedra”, conta Isabella.

Papel de parede e adesivos combinam muito bem com áreas “secas” como salas de estar, jantar, lavabos, escritórios e dormitórios. No caso de cozinhas e banheiros, a ressalva está relacionada à umidade assim, a indicação é buscar por materiais com esse tipo de resistência. (Da Redação)