Buscar no Cruzeiro

Buscar

Qual a diferença entre furadeira, parafusadeira e martelete?

01 de Novembro de 2020 às 00:01

Qual a diferença entre furadeira, parafusadeira e martelete? O que distingue uma furadeira de outra é a potência e a função de impacto. Crédito da foto: Divulgação / Leroy Merlin

São tão parecidas que você até confunde? Cada uma tem uma especificidade e atende melhor certas funções, mas muita gente acaba se enganando por conta da aparência.

Por isso, o ideal é conhecê-las a fundo para saber quando usar e, assim, garantir que o trabalho fique bem feito. Mas atenção: existem diversas versões de uma mesma ferramenta, então fique atento para comprar aquela que atende à sua demanda.

Sabe qual a diferença entre furadeira e parafusadeira? Pode até parecer óbvio, mas vale ressaltar que as furadeiras são designadas apenas para realizar furos em superfícies -- seja de madeira, alvenaria, cimento, cerâmica, etc. Basta escolher a broca adequada para o tipo de material que você irá perfurar.

Além disso, existem algumas versões do aparelho que podem atender melhor a sua necessidade. As furadeiras de bancada, por exemplo, contam com uma bancada ajustável, onde você colocará a peça a ser cortada, e são geralmente usadas em marcenarias e serralherias, para corte de peças maiores.

O que diferencia as furadeiras é a potência e a função de impacto, por isso, as chamadas furadeiras de impacto realizam furos por meio de pequenos golpes contínuos na superfície, o que ajuda muito na penetração de materiais mais densos.

As furadeiras sem impacto são ideais para madeira e metal, também servindo para a montagem de móveis. As máquinas domésticas podem ter de 350 a 400 watts de potência. Para um profissional autônomo a ferramenta ideal, seria a de 550 a 600 watts de potência. Já no caso das máquinas que possuem potência acima de 680 watts, é recomendado utilizá-las por profissionais que vão mantê-las em funcionamento maior período de tempo.

Antes de fazer a compra da sua furadeira, você deve analisar se ela será aplicada em madeira, concreto, metal ou alvenaria. Além disso, levar em consideração o tipo de uso: profissional, semi profissional ou hobbysta. O tempo de uso, ou seja, o tempo que a máquina ficará ligada e a sua potência.

Parafusadeiras multifuncionais

Qual a diferença entre furadeira, parafusadeira e martelete? As parafusadeiras ajudam na montagem de móveis e outras instalações. Crédito da foto: Divulgação / Leroy Merlin

Modernas e ergonômicas, as parafusadeiras ajudam na montagem de móveis, objetos decorativos e outras instalações. Agora que você já sabe qual a diferença entre furadeira e parafusadeira , com certeza sabe que a principal função desta última é apertar e desenroscar parafusos de forma mais rápida e firme. Mas não se engane: essas ferramentas têm mais funções do que aparentam!

Os modelos de impacto, por exemplo, podem substituir a função das furadeiras, servindo para realizar furos em diferentes materiais. Você só precisa trocar a broca por outra específica para a perfuração.

No entanto, caso você precise derrubar paredes e revestimentos, não há como escapar dos martelos rompedores. Nenhuma parafusadeira tem o poder de impacto de um martelete, por isso, o ideal é contar com todas essas ferramentas.

Os marteletes são usados quando há necessidade de quebra-quebra na obra, já que são ótimos para derrubar aquela parede ou piso que você queria trocar faz tempo. Essa ferramenta é muito usada por quem trabalha diretamente com pedras, construção e peças de alvenaria. Se a ideia é quebrar materiais muito rígidos, pode apostar que essa é a ferramenta certa para você.

Mas nem todo martelete vive apenas de destruição. Existem modelos específicos que também vêm com a função de furar. Neste caso, eles são recomendados para a perfuração de mármores, granitos, muros e paredes mais duras da casa. Como o motor é bem potente, a broca tem facilidade de penetração e, assim, consegue criar furos precisos.

Existem modelos para fins profissionais ou amadores, então não se esqueça de checar isso antes de comprar. (Fonte: Leroy Merlin)

Galeria

Confira a galeria de fotos