Buscar no Cruzeiro

Buscar

Quais os cuidados para manter a casa limpa e fresca no inverno?

12 de Julho de 2020 às 00:01

Quais os cuidados para manter a casa limpa e fresca no inverno? Sofás, tapetes, cortinas e almofadas acumulam poeira. Crédito da foto: Divulgação

No inverno, é comum deixar janelas fechadas para se proteger do frio. À noite, com temperaturas mais baixas, não há problema, mas janelas e cortinas devem ser abertas durante o dia, para que a casa tome um pouco de sol e a fim de arejar o ambiente. Com a casa fechada não há circulação de ar e fica mais propícia a doenças respiratórias.

O cuidado também deve ser tomado no banheiro. Logo depois de tomar banho deve-se abrir a janela e o box. A entrada de ar, além de evitar umidade, ajuda a secar as toalhas para o dia seguinte. Na cozinha, mesmo equipada com exaustor, a janela aberta ainda ajuda a eliminar o cheiro de frituras, por exemplo.

A estação mais fria do ano exige uma preparação. Uma sugestão é uma faxina completa na casa, limpando todos os cômodos e armários, para dar fim à poeira acumulada. O momento pode ser usado para se desfazer de roupas e objetos que você não utiliza mais, reciclando e doando o que pode ser reaproveitado. Também dá para guardar objetos como livros, miniaturas e estatuetas, que podem ficar acondicionados em caixas durante o inverno.

Quais os cuidados para manter a casa limpa e fresca no inverno? Janelas dos quartos devem ser abertas pela manhã, para o sol poder entrar. Crédito da foto: Divulgação

Para ter o ar da casa renovado, além de evitar o acúmulo de poeira, a dica é lavar tapetes, cortinas e almofadas. Basta um dia em casa para isso. Muitas almofadas têm zíper ou botões internos e é possível remover a espuma, para lavar somente o tecido.

A roupa de cama deve ser trocada ao menos uma vez por semana. Os travesseiros, cobertores e edredons podem ir para o sol. Uma opção é colocá-los na varanda, sobre cadeiras ou uma pano estendido no piso. O uso de desinfetantes ou álcool deve ser incorporado ao dia a dia, ainda mais em período de pandemia de coronavírus, em objetos de contato mais comum com fora da casa, como chaves e maçanetas. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos