Buscar no Cruzeiro

Buscar

Quais as principais maneiras para se desentupir pias?

29 de Março de 2020 às 00:01

Quais as principais maneiras para se desentupir pias? Detergente ou sabão em pó com água fervente podem desobstruir o cano. Crédito da foto: Reprodução

Pia entupida é um problema que surge quando menos se espera. Acumula água e traz mau cheiro. Mas nem sempre é preciso chamar um profissional. Existem métodos simples e caseiros que podem liberar a passagem de água pelo cano obstruído, geralmente resíduos de alimentos (na cozinha) ou de sabonete (no banheiro).

O site de dicas de decoração Tua Casa fez uma lista de maneiras para resolver. Dependendo da gravidade e do motivo do entupimento, é preciso usar um método específico.

Muitas vezes, a pia da cozinha entope por conta da gordura no encanamento. Se esse for o caso, você pode resolver o problema apenas usando detergente e água quente. Primeiro, retire toda a água acumulada da pia. Em seguida, ferva cinco litros de água e misture com detergente. Por fim, derrame o líquido no ralo.

Assim como o método anterior, o sabão em pó para casos em que há excesso de gordura nos canos. Cubra o ralo com sabão em pó, de modo que não dê para ver nada além do sabão. Em seguida, despeje um litro de água fervente por cima, cerca de um litro.

Se o problema for algum resíduo sólido, mais difícil de sair, como cabelos dentro da tubulação, você pode usar um arame. Separe três arames de mesmo tamanho e faça uma trança com eles. Curve a ponta de cada um deles, formando três ganchos. Enfie o arame no ralo o máximo que conseguir e gire-o, tentando puxar a sujeira.

Quais as principais maneiras para se desentupir pias? Desentupidor de pia, de borracha, é uma das opções. Crédito da foto: Reprodução

Com o desentupidor, de borracha, você precisa deixar a pia com água suficiente para cobrir mais da metade da parte emborrachada do objeto. Posicione-o sobre o ralo e faça movimentos firmes e lentos para cima e para baixo. Depois, retire o desentupidor e observe se a água desceu ou não. Caso a pia continue entupida, repita a operação.

Assim como o sabão em pó, você pode colocar uma xícara de sal no ralo e depois despejar água fervente por cima. Enquanto a água escoa, feche o ralo com um pano, fazendo pressão. Lembre-se de usar luvas.

Vinagre e bicarbonato também podem ser usados para desentupir a pia. Você vai precisar de uma xícara de bicarbonato de sódio, 1/2 copo de vinagre e quatro xícaras de água quente. Coloque o bicarbonato de sódio em cima do ralo e, em seguida, despeje o vinagre. Os dois vão reagir e borbulhar. Quando esse processo terminar, despeje a água quente em cima. Agora é só aguardar cerca de 15 minutos e observar se o entupimento foi resolvido.

Galeria

Confira a galeria de fotos