Buscar no Cruzeiro

Buscar

Quais as maneiras de poupar gás no fogão?

26 de Abril de 2020 às 00:01

Quais as maneiras de poupar gás no fogão? Consumo aumentou nas residências por causa do isolamento social devido à pandemia. Crédito da foto: Pedro Negrão / Arquivo JCS

O isolamento social por causa da pandemia do coronavírus levou mais gente a ficar em casa e com isso gastos com alimentação e gás de cozinha, seja encanado ou de botijão, tiveram aumento devido ao consumo maior. Quanto ao gás de cozinha há algumas técnicas simples que poupam o combustível na preparação das refeições.

O blog do portal imobiliário Viva Real listou as maneiras mais conhecidas para se economizar gás e que qualquer um pode fazer na cozinha.

O preaquecimento do forno é importante para assar os alimentos na temperatura ideal, mas não precisa ser por muito tempo. Até 10 minutos basta. Depois é preciso regular a temperatura. Também dá para assar um bolo e uma torta salgada (por exemplo), ao mesmo tempo, para aproveitar o calor. Para pequenas porções ou para aquecer, é melhor o micro-ondas.

O tamanho das panelas deve ser adequado ao tamanho dos queimadores. Prefira fogo baixo se as chamas ficarem para fora das bordas da panela. Também use tampa para não perder o calor do alimento.

O fogão também precisa de manutenção. Limpeza das bocas e queimadores melhora o fluxo do gás e a eficiência do fogo. O correto é que a chama esteja azul, o que indica uma boa combustão. As panelas com fundo torto não distribuem corretamente o calor e devem ser eliminadas.

Correntes de ar prejudicam a chama. Por isso, é indicado fechar janelas ou portas ao cozinhar, ao menos parcialmente para não impedir a ventilação.

A água para fervura não deve ser demais. Lembre-se também que assim que levantar fervura, não há necessidade de deixar fogo alto. O fogo baixo mantém a fervura e o cozimento.